O anúncio foi feito pelo presidente do Comité Olímpico Internacional, Jacques Rogge, durante uma cerimónia que teve lugar em Buenos Aires.
Corpo do artigo
A cidade de Tóquio foi escolhida para acolher os Jogos da XXXII Olimpíada, em 2020, durante a 125.ª sessão do Comité Olímpico Internacional (COI), que se está a realizar em Buenos Aires.
Na segunda votação, Tóquio, que vai também acolher os Jogos Paralímpicos, foi a mais votada, derrotando Istambul. A capital japonesa recebeu 60 votos contra 36 de Istambul, na derradeira votação.
Vídeo da apresentação final de Tóquio perante o COI[youtube:zHSUz26fAIM]
Na primeira votação, Madrid, que se candidatava pela terceira vez consecutiva, foi eliminada. Madrid e Istambul empataram a 26 votos, contra 42 de Tóquio. No desempate, a cidade turca recebeu 49 votos, apenas quatro mais do que Madrid.
Tóquio vai receber pela segunda vez uns Jogos Olímpicos, depois de ter sido em 1964 a sede do evento, tendo tido também a organização do evento em 1940, mas acabou por ser cancelado devido à II Guerra Mundial.
A Ásia volta assim a receber a competição olímpica, 12 anos após Pequim ter acolhido os 27/os Jogos. Estes serão os quartos Jogos no Japão, depois de Sapporo, em 1972, e Nagano, em 1998, terem acolhido o evento de Inverno.
[youtube:-x50hgHePRA]
Os próximos Jogos Olímpicos realizam-se em 2016, no Rio de Janeiro.