O treinador Vítor Pereira espera dificuldades frente à Académica, sábado, mas acredita que o FC Porto vai passar a 4ª eliminatória da Taça de Portugal e seguir caminho rumo à conquista do troféu.
Corpo do artigo
«(A Taça) É uma prova diferente, a eliminar. Vamos a Coimbra conscientes das dificuldades, porque vamos defrontar uma equipa bem orientada, que procura jogar um futebol de qualidade. Sabemos das dificuldades, mas queremos passar a eliminatória, porque um dos nossos objetivos é vencer a Taça de Portugal», assumiu hoje o técnico portista.
Defendendo que só tem o jogo com a Académica em mente, Vítor Pereira recusou-se a perspectivar a sequência de jogos que o FC Porto tem pela frente, que inclui uma deslocação ao reduto do Shakhtar Donetsk, a contar para a quinta jornada do Grupo G da Liga dos Campeões, e a recepção do Sporting de Braga, na 11.ª jornada da Liga Portuguesa de futebol.
«São jogos em provas distintas. Este é a eliminar, depois temos a 'Champions' e depois voltamos ao campeonato. Agora, temos de pensar na Académica, que é o jogo que queremos ganhar», disse.
A treinar há duas semanas com um plantel reduzido, o treinador «azul e branco» desvalorizou as ausências, reconhecendo que «quanto mais alto é o nível do clube, maior probabilidade é a de ter jogadores nas seleções» e elogiou o restante plantel, pelo bom trabalho realizado.
No jogo de sábado, em Coimbra, Vítor Pereira admite que vai gerir o plantel: «O que eu quero é que o FC Porto expresse a qualidade dos seus jogadores, do seu trabalho».
O técnico vai escolher uma equipa que lhe transmita confiança para ganhar o jogo, porque «subestimar a Académica seria o pior erro que o FC Porto poderia cometer», mas vai ter em conta o facto de haver jogadores a chegar «em estados diferentes» das seleções.
«Há ganhos e perdas. Provavelmente, os que atingiram grandes objectivos chegam mais confiantes do ponto de vista individual, mas também há jogadores lesionados», explicou, lamentando a perda de Guarín, «um jogador importante, que vai estar afastado durante um tempo».
Vítor Pereira comentou ainda o regresso de João Moutinho aos grandes jogos, mostrando-se confiante que o médio portista repita no FC Porto as exibições que fez pela selecção portuguesa.
«O João já teve momentos em que expressou a sua real qualidade, houve outros jogos em que não foi possível. Ainda bem que para Portugal que ele conseguiu expressar todo o potencial. O que eu espero é dar continuidade à qualidade do treino e do trabalho para que possam mostrar a sua competência», acrescentou.
Os "dragões", que venceram a "Briosa" por 3-0, na sétima jornada da Liga Portuguesa de futebol, voltam sábado a Coimbra, num embate marcado para as 20:15, em jogo referente à quarta eliminatória da Taça de Portugal.