- Comentar
A grande maioria dos inquiridos numa sondagem para a TSF, JN, e DN aposta no Benfica como o próximo campeão nacional. O FC Porto, atual segundo classificado da I Liga, tem uma percentagem muito menor: apenas 14% acreditam que os dragões são capazes de impedir as águias de recuperarem o título. 4% das pessoas votam no Sporting e apenas 1%, no SC Braga.
Quanto ao melhor jogador da Liga, Gonçalo Ramos é o preferido dos portugueses nesta altura. O avançado do Benfica reúne 28% dos votos. É uma diferença considerável para os outros, sendo que o segundo classificado nesta sondagem é Rafa Silva, com 14%. O avançado dos encarnados está posicionado ligeiramente à frente de Diogo Costa, o guarda-redes do FC Porto, com 11%.

Esta sondagem confere ainda a opinião dos portugueses sobre o atual estado da arbitragem em Portugal e da importância do videoárbitro. Grande parte das pessoas considera negativo o atual estado da arbitragem. Apenas 4% dizem que é muito positivo. O Conselho de Arbitragem é visto como o principal responsável pelo desempenho negativo da arbitragem em Portugal, mais até que os próprios árbitros.

Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Quanto ao VAR, os inquiridos consideram que nada mudou desde que entrou em vigor em Portugal, ou seja, "está tudo na mesma", e votam ainda mais na opção: "o VAR veio acrescentar muito pouco à verdade desportiva".
Ficha técnica:
A sondagem foi realizada pela Aximage para a TSF, JN e DN, com o objetivo de avaliar a opinião dos portugueses sobre temas relacionados com o campeonato nacional e a arbitragem em Portugal. O trabalho de campo decorreu entre os dias 13 e 17 de março de 2023 e foram recolhidas 801 entrevistas entre maiores de 18 anos residentes em Portugal. Foi feita uma amostragem por quotas, obtida através de uma matriz cruzando sexo, idade e região (NUTS II), a partir do universo conhecido, reequilibrada por género, grupo etário e escolaridade. Para uma amostra probabilística com 801 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,017 (ou seja, uma "margem de erro" - a 95% - de 3,46%). Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem, Lda., sob a direção técnica da Ana Carla Basílio.