Do desconfinamento ao nulo. Benfica não aproveita deslize do FC Porto

Benfica e Tondela anularam-se num jogo em que os encarnados acertaram duas vezes nos postes.

Benfica não aproveitou o deslize do FC Porto, ao empatar esta quinta-feira, no Estádio da Luz - sem público - frente ao Tondela (0-0).

Sem adeptos, mas com os cachecóis. Era assim que estavam as bancadas do Estádio da Luz, palco de um jogo quase três meses depois. Para cumprir as regras das autoridades de saúde, Benfica e Tondela defrontaram-se num recinto vazio, sem o calor habitual do público encarnado.

Antes de entrar no estádio, a equipa do Benfica ainda viu umas dezenas de pessoas que quiseram apoiar os seus ídolos. Depois, o silêncio que apenas era disfarçado pela aparelhagem sonora da Luz.

Na entrada do terreno de jogo, Bruno Lage fez aquilo que faz sempre em todos os jogos. O técnico do Benfica chocou com a nova realidade. Lage deslocou-se ao centro do relvado e esteve alguns minutos a olhar para as bancadas despidas.

Mas a retoma do campeonato pode dar, de novo, a liderança aos atuais campeões nacionais. Os encarnados queriam aproveitar o deslize do FC Porto, após o desconfinamento, e Lage optou por fazer alterações na defesa, dando a titularidade a Jardel. No centro do terreno, um reforço que durante o estado de emergência recuperou de lesão: Gabriel estava de regresso à equipa inicial.

Ainda antes do apito inicial pelo árbitro Manuel Mota, a águia Vitória sobrevoou as bancadas da Luz, num cenário inédito e foi cumprido um minuto de silêncio, em memória das vítimas da Covid-19, em Portugal e no Mundo.

Logo no primeiro minuto, o Benfica teve oportunidade para inaugurar o marcador. Jogada de Pizzi pela direita, a defensiva do Tondela tentou cortar, mas a bola sobrou para Vinícius. O brasileiro serviu Rafa, que viu o seu remate parado pelo guardião Cláudio Ramos.

Os beirões tentaram responder, mas o jogo estava apenas com um sentido. O Benfica começava a controlar o jogo, com maior posse de bola. Aos 10 minutos, na sequência de um canto, o capitão Jardel subiu à área do Tondela para cabecear em novo lance de perigo para a baliza de Ramos.

A falta de ritmo fazia-se sentir em vários momentos de jogo. No primeiro jogo de ambas as equipas, em quase três meses, os jogadores tentavam adaptar-se. Mas o encontro tinha sentido único. O Tondela limitava-se a defender os ataques encarnados.

Em cima da meia hora de jogo, o central Rúben Dias subiu no terreno e cruzou para a área, onde encontrou Vinícius, que junto ao poste direito da baliza forasteira, não conseguiu apontar o primeiro da tarde.

Antes do intervalo, os homens de Lage pediram falta sobre Taarabt, junto à meia-lua da área forasteira. O marroquino parece ter sofrido falta, mas o árbitro nada assinalou.

As equipas recolheram aos balneários, num jogo que não teve golos no primeiro tempo.

A segunda parte começou, tal como a primeira: com uma oportunidade para o Benfica e também, por intermédio de Rafa.

Apesar da superioridade no encontro, o Benfica não conseguia ultrapassar a defensiva bem organizada do Tondela. As armas encarnadas esbarravam sempre nos centrais dos beirões.

Lage queria um golo e lançou no jogo mais um avançado. Dyego Sousa entrou para o lugar de Weigl.

Aos 74 minutos surgiu o melhor momento do jogo do Tondela. Richard pegou na bola e, já dentro da área, rematou cruzado com muito perigo para a baliza de Vlachodimos.

Lage ainda lançou no encontro os atacantes que tinha no banco, como Jota e Seferovic. Com muita gente na frente de ataque, o Benfica não conseguiu marcar.

Onze do Benfica: Vlachodimos; André Almeida, Rúben Dias, Jardel e Grimaldo; Pizzi, Weigl, Gabriel e Rafa; Taarabt e Vinícius.

Suplentes do Benfica: Svilar, Tomás Tavares, Ferro, Cervi, Jota, Dyego Sousa e Seferovic.

Onze do Tondela: Cláudio Ramos; Petkovic, Phillipe Sampaio, Yohan Tavares e Filipe Ferreira; Murillo, João Pedro, Pepelu e Richard Rodrigues; Ricardo Valente e Rúben Fonseca.

Suplentes do Tondela: Babacar, Jaquité, António Xavier, Pité, Tiago, Ricardo Alves e Jonathan Toro.r

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de