Luís Filipe Vieira, num comunicado publicado na página do Benfica na internet, agradeceu, esta segunda-feira, a todos os que fizeram parte da festa da conquista do Bicampeonato mas lamentou os incidentes ocorridos esta madrugada.
Na mensagem, o presidente do Benfica diz que deve "agradecimento muito especial a todos os benfiquistas que, de norte a sul do país, de Timor a Luanda, de Paris a Toronto, festejaram a conquista deste título".
No entanto, o dirigente encarnado não esconde que não gostou do que viu. "As imagens que vi pela televisão, as imagens que presenciei ao vivo em Guimarães, no Porto ou em Lisboa deixam-me orgulhoso porque demonstram a dimensão do Clube, a sua grandeza, mas principalmente a grandeza dos seus sócios e adeptos".
Vieira prefere sublinhar que "este título não foi ganho contra ninguém, é um título de todos aqueles que gostam de futebol. É um título de todos os benfiquistas, estejam eles onde estiverem".
Quanto ao caso específico captado pelas câmaras da CMTV, com pai e filho agredidos pela PSP em frente aos filhos e netos, Luís Filipe Vieira refere que "devo confessar igualmente alguma frustração. A frustração de quem já viu as imagens da criança que em Guimarães assistiu à detenção do pai de forma violenta e sem razão aparente, a frustração de quem viu os incidentes que interromperam os nossos festejos no Marquês nesta madrugada. O futebol não pode pactuar com qualquer tipo de violência, é preciso apurar responsabilidades. É preciso que os responsáveis pela violência da noite passada sejam identificados e punidos. O futebol não precisa dos que ontem provocaram as cenas que vimos.
Quanto às forças de segurança, Vieira é lacónico. "Há imagens que devem merecer a atenção e a abertura de inquérito por parte do Ministério da Administração Interna. É preciso apurar se, não houve, em alguns momentos, excessos por parte das forças de segurança".
Por último dirige uma palavra final, em jeito de apelo, à comunicação social. Não reduzam as celebrações do 34.º título de campeão nacional do Sport Lisboa e Benfica aos incidentes da madrugada. A equipa não o merece, e os adeptos - 99,99% - também não!".