Após um empate fora com o Hertha de Berlim (1-1) e uma derrota caseira (2-0) com o Galatasaray, o Benfica, ainda invicto na Liga portuguesa, enfrenta uma primeira "final" europeia e se perder fica dependente de resultados de terceiros para garantir o apuramento.
O Benfica folga na quarta jornada e na última ronda recebe os ucranianos do Metallist, adversário de hoje do Galatasaray, que, em caso de vitória e depois dos êxitos sobre Benfica e Olympiacos (1-0), garante desde já o apuramento.
Em melhor posição está o Sporting de Braga, que chega à terceira jornada já com três pontos, fruto do triunfo sobre o Portsmouth (3-0), e poderá ficar muito perto do apuramento se vencer em casa o Wolfsburgo.
A equipa minhota está a fazer uma excelente campanha europeia e sofreu o primeiro golo em seis encontros frente ao AC Milan (1-0), com o golo dos "rossonero" a surgir nos instantes finais, por intermédio de Ronaldinho Gaúcho.
A jornada europeia dos clubes portugueses iniciou-se na terça-feira, com a vitória do FC Porto no terreno do Fenerbahçe (2-1), que valeu a qualificação para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, para os quais já tinha garantido o apuramento o Sporting, que quarta-feira foi batido em casa pelo FC Barcelona, por 5-2.