Coates bisa e Paulinho fecha contagem. Sporting goleia Besiktas na Champions

Leões venceram por 4-1 em Istambul. Veja os golos.

O Sporting conquistou esta terça-feira a primeira vitória na Liga dos Campeões da época 2021/22, ao impor-se por 4-1 no estádio dos turcos do Besiktas, num jogo da terceira jornada do grupo C, disputado em Istambul.

O Besiktas dominou os primeiros dez minutos do jogo, mas foi o Sporting que inaugurou o marcador, aos 16 minutos, por intermédio de Coates. Primeiro Sarabia viu Ersin Destanoglu negar-lhe o golo, mas no canto Inácio desviou ao primeiro poste e o capitão dos leões marcou de cabeça.

Esta vantagem do Sporting só iria durar nove minutos. Aos 24, Larin marcou e consumou o empate em Istambul. Ao segundo poste, o jogador do Besiktas subiu por cima de Matheus Reis e desviou de cabeça para o golo.

Perto da meia hora de jogo, aos 27 minutos, o Sporting regressou novamente à vantagem, com um golo igual ao primeiro. Na sequência de um canto na esquerda, Paulinho desviou ao primeiro poste e Coates bisou de cabeça.

A dois minutos dos 45, o árbitro assinalou grande penalidade para o Sporting, após mão de Vida. Chamado a converter, Sarabia não desperdiçou e fez o terceiro com o guarda-redes a ir para o lado direito e a bola para o lado esquerdo.

No período de descontos antes do intervalo, Alex Teixeira fez um golo incrível, de primeira e sem espaço. Um chapéu a Adán que acabou anulado por fora de jogo. O Sporting foi para o intervalo com uma tranquila vantagem de dois golos.

Já perto do final do jogo, a um minuto dos 90', fez-se justiça para Paulinho. O avançado, que tinha atirado uma bola ao poste e outra à trave, num contra-ataque, de fora da área, faz um perfeito chapéu para o 4-1.

O Sporting, que tinha perdido os dois jogos iniciais, frente ao Ajax (5-1) e Borussia Dortmund (1-0), conquistou os primeiros pontos na prova, passando a totalizar três, menos três do que os holandeses e os alemães que discutem ainda esta terça-feira a liderança, em Amesterdão, enquanto o Besiktas continua sem pontuar.

O estádio praticamente cheio. Um ambiente difícil para a equipa do Sporting. A primeira oportunidade de golo do jogo foi para os leões, logo no minuto 1'. Logo depois, aos 3 minutos, o Besiktas conquista dois cantos e ameaça.

Aos 6 minutos, Alex Teixeira sofreu falta, já perto da linha limite da grande área do Sporting. É livre perigoso para a equipa de Rúben Amorim. Pjanic rematou, mas a bola saiu por cima. Seis minutos depois, mais uma grande oportunidade para a equipa turca, mas o árbitro assinalou posição irregular a Alex Teixeira, que estava claramente adiantado em relação à linha defensiva do Sporting.

Coates inaugurou o marcador aos 15 minutos, de cabeça. Na sequência de um canto batido na direita, surgiu um desvio ao primeiro poste e o capitão leonino, sozinho, desviou para o fundo das redes.

Em contra-ataque, aos 19 minutos, o Sporting esteve perto do segundo golo. Mas é o Besiktas quem marca, por intermédio de Larin, aos 25 minutos, também na sequência de um pontapé de canto. A vantagem dos leões durou apenas 9 minutos.

Dois minutos depois, Coates faz o segundo para o Sporting, outra vez na sequência de um pontapé de canto.

Aos 38 minutos, o Besiktas esteve outra vez muito perto de marcar na partida e restabelecer a igualdade. Batshuayi rematou contra o poste direito da baliza de Adán.

Aos 40 minutos, o Sporting esteve novamente perto de marcar na sequência de um pontapé de canto. O jogo continua impróprio para cardíacos em Istambul, com várias oportunidades tanto de um lado como do outro. A três minutos dos 45, o árbitro mostra cartão amarelo a Vida e, depois de recorrer ao videoárbitro, assinala penálti a favor da equipa portuguesa. Chamado a converter, Sarabia não desperdiçou.

O árbitro dá dois minutos de compensação antes do intervalo. No primeiro minuto de descontos, Alex Teixeira reduz a vantagem do Besiktas com um golo fantástico. A bola entrou no ângulo superior direito da baliza do Sporting. Pouco depois, o árbitro analisa o lance e anula o golo aos turcos.

Recomeçou o jogo na Turquia. Nestes primeiros dez minutos do segundo tempo, o Sporting continua a ameaçar em transição. Agora recuperou a bola em zona adiantada e surgiu um cruzamento de Sarabia de pé direito, mas Paulinho não conseguiu chegar.

Batshuayi, aos 62 minutos, esteve muito perto de reduzir a desvantagem para os turcos. Dois minutos depois foi a vez de o Sporting criar perigo. Aos 67 minutos, Paulinho falha uma grande oportunidade. Depois de muito espaço concedido pelo Besiktas, surge um cruzamento de Porro do lado direito e, na pequena área, com a baliza à mercê, o avançado português desviou para o poste.

Aos 71 minutos, Paulinho atira à trave desta vez. Seis minutos depois, o jogo é interrompido por Pedro Porro estar caído no relvado. O árbitro atira bola ao solo para retomar o jogo. A dois minutos dos 90', Paulinho consegue finalmente marcar com um golo espetacular.

O árbitro dá cinco minutos de descontos. Termina o jogo na Turquia. O Sporting vence o Besiktar por 4-1 e consegue a primeira vitória na Liga dos Campeões.

Onze inicial do Besiktas: Ersin; Rosier, Vida, Welinton e N'Sakala; Pjanic, Souza e Alex Teixeira; Ghezzal, Batshuayi e Larin.

Onze do Sporting: Adán; Gonçalo Inácio, Coates, Feddal; Pedro Porro, Palhinha, Matheus Nunes, Matheus Reis; Sarabia, Paulinho e Pedro Gonçalves.

Suplentes do Besiktas: Günok, Yılmaz, Montero, Serdar Saatçı, Umut Meraş, Salih Uçan, Oğuzhan Özyakup, Gökhan Töre, Bozdoğan, Necip Uysal e Karaman

Suplentes do Sporting: André Paulo, João Virginia, Jovane Cabral, Nuno Santos, Luís Neto, Ugarte, Rúben Vinagre, Tiago Tomás, Ricardo Esgaio e Daniel Bragança.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de