Sporting começa defesa do título com o Vizela. Primeiro clássico à quinta jornada

Sorteio teve condicionantes, como a de Benfica e Sporting não poderem jogar em casa na mesma jornada. Prémio de melhor jogador da última época foi entregue a Coates.

Já são conhecidos os calendários das competições profissionais do futebol português. Com a primeira jornada da I Liga marcada para o fim de semana de 7 e 8 de agosto, a cerimónia que decorreu no Centro de Congressos Alfândega do Porto ditou que o atual campeão nacional, Sporting, vai iniciar a defesa do título frente ao Vizela.

O capitão dos leões, Sebastian Coates, foi eleito o melhor jogador da última época do principal escalão do futebol português pelos treinadores e restantes capitães da Liga. Os nomeados eram dez: Pedro Gonçalves, João Palhinha e Sebastian Coates, campeões pelo Sporting, Sérgio Oliveira, Pepe, Taremi e Corona, do FC Porto, Beto, do Portimonense, Eustáquio, do Paços de Ferreira, e Mário Gonzalez, do Tondela.

Na cerimónia desta tarde, Pote e André Vidigal foram eleitos, respetivamente, os melhores jovens da Primeira e da Segunda Liga.

Ivo, do Vizela, e Luís Diaz, do FC Porto, receberam os prémios fair-play, que a partir deste ano são entregues sob o nome de Neno, como homenagem. A nível de clubes, os galardoados foram Moreirense e Sporting da Covilhã.

Adán e Dani Figueira são, respetivamente, os melhores guarda-redes da Primeira e Segunda Liga.

No que diz respeito a treinadores, Álvaro Pacheco venceu o prémio Vítor Oliveira, que elege o melhor treinador da Segunda Liga. O melhor treinador da I Liga foi o campeão nacional, Ruben Amorim.

O central e capitão do Sporting, Sebastián Coates, foi eleito o melhor jogador da I Liga na época passada. Crespo, do Estoril, foi distinguido como o melhor do segundo escalão.

A LPFP entregou também o Prémio Prestígio a Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, e galardoou o coordenador da task force do plano de vacinação contra a Covid-19, Henrique Gouveia e Melo, com o Prémio Fundação Futebol.

Sporting inicia defesa do título frente ao Vizela

O campeão nacional inicia a defesa do título frente ao recém-promovido, Vizela. O primeiro clássico surge à quinta jornada, quando os leões para defrontarão o FC Porto. O dérbi eterno será disputado à 13.ª jornada, com o Sporting a receber o Benfica, em Alvalade.

Na jornada inaugural do campeonato, o FC Porto, segundo classificado da última edição da I Liga, vai jogar em casa frente ao Belenenses SAD, enquanto o Benfica, que fechou o pódio em 2020/21, visita o terreno do Moreirense.

Taça da Liga abre com clássico nortenho

Os jogos Marítimo-Boavista e Tondela-Gil Vicente, a envolver clubes da I Liga, e o clássico nortenho entre Varzim e Rio Ave, ambos da II Liga, sobressaem na primeira fase da Taça da Liga de futebol.

A primeira fase decorre em 25 de julho e reúne 28 participantes, executando os seis primeiros classificados da I Liga na época transata - Sporting, FC Porto, Benfica, Sporting de Braga, Paços de Ferreira e Santa Clara -, além das equipas B de dragões e águias.

Os 14 apurados rumam à segunda eliminatória, prevista para 31 de julho e 01 de agosto, já com a inclusão de pacenses, que receberão os primodivisionários Tondela ou Gil Vicente, e de açorianos, que visitarão Desportivo de Chaves ou Farense, da II Liga.

As duas fases iniciais da Taça da Liga servirão para encontrar os oito clubes que se juntarão a Sporting, FC Porto, Benfica, Sporting de Braga, Paços de Ferreira e Santa Clara na fase de grupos, da qual sairão quatro equipas para a final four, aprazada para Leiria, até 29 de janeiro de 2022.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de