Carlos Carvalhal quer Sporting de Braga com "coragem e determinação" na Luz

O treinador do Sporting de Braga elogiou a equipa 'encarnada', que "tem excelentes jogadores, um excelente treinador e uma atmosfera sempre difícil", pois o Estaio da Luz "é um campo difícil de se jogar".

O treinador Carlos Carvalhal disse este sábado querer um Sporting de Braga "com coragem e determinação" para discutir o jogo no Estádio da Luz, frente ao Benfica, no domingo, na 11.ª jornada da I Liga de futebol.

A equipa minhota vem de uma vitória caseira para a Liga Europa, sobre o Ludogorets (4-2), na quinta-feira, e de 10 jogos sem perder, enquanto o Benfica de uma série menos positiva de resultados, tendo saído goleado da Alemanha, pelo Bayern de Munique, por 5-2, na terça-feira.

O treinador preferiu sempre centrar-se no Sporting de Braga, mas elogiou a equipa 'encarnada', que "tem excelentes jogadores, um excelente treinador e uma atmosfera sempre difícil", pois o Estaio da Luz "é um campo difícil de se jogar".

"Estamos à espera de um adversário que nos vai criar dificuldades, que tem uma enorme capacidade ofensiva. Por outro lado, terá um Sporting de Braga ambicioso, que vai fazer o que tem feito desde que chegámos aqui, que é abordar o jogo para desconstruir o adversário e, através disso, vencer o jogo", disse.

Carlos Carvalhal referiu ainda que o Benfica "tem mais pontos fortes do que débeis", mas notou que "há pequenos pormenores" que os minhotos podem explorar.

Lembrando o diferente tempo de recuperação das equipas dos respetivos jogos europeias (o Benfica jogou terça-feira e o Sporting de Braga na quinta-feira), o treinador quer um Sporting de Braga "com coragem e determinação" na Luz.

"É chover no molhado falar sobre isso, mas a análise de creatina quinase, que avalia o comportamento muscular, se o jogo fosse hoje, sete jogadores estariam impossibilitados de jogar. Há uns que recuperam melhor que outros, vamos ver na prática amanhã [domingo] quem poderá jogar", disse.

O treinador referiu que a "mente é tão importante como o corpo" no final do jogo com o Ludogorets, acrescentando hoje que, apesar da fisiologia dizer que não há recuperações totais em 72 horas e que "o cansaço está sempre presente", as "vitórias ajudam a recuperar porque descomprimem o sistema nervoso central".

"Se uma equipa está a perder e tem a mesma concentração de jogos, há um acrescento de fadiga, enquanto se estiver a vencer há uma focalização num prisma positivo, é totalmente diferente, por isso os treinadores dizem que ganhar é o melhor tónico para a recuperação", disse.

O técnico revelou que Vitinha é um dos sete jogadores "no vermelho" e que "qualquer avançado pode avançar para o jogo", garantido um "'onze' extremamente competitivo, capaz de discutir o jogo".

Carlos Carvalhal referiu que os bracarenses venceram quatro dos últimos cinco jogos com o Benfica, "mas em 74 jogos na Luz [em todas as competições] só venceu quatro", notando serem "dores de crescimento" o ciclo intenso de jogos.

"Fizemos muito para chegar à Liga Europa, através da Taça de Portugal. Queremos andar assim e vamos em frente para tentar ganhar os três pontos", disse.

Questionado sobre se este será, até ao momento, o grande teste do Sporting de Braga, Carlos Carvalhal considerou que "os jogos são todos iguais na forma de abordagem".

"O meu maior teste foi o treino de hoje, depois é o jogo do Benfica e depois o treino do dia seguinte. Vivo no dia-a-dia. Há duas semanas, a imprensa disse que eu estava apontado a sair do Sporting de Braga, neste momento a equipa está em alta. É a vida [dos treinadores], umas vezes somos bestas, outras bestiais. Estamos há muitos anos no futebol e não nos perturbámos com isso. É um jogo igual ao da semana passada", disse.

David Carmo e Tormena, lesionados, são baixas nos 'arsenalistas'.

Sporting de Braga, quarto classificado, com 19 pontos, e Benfica, terceiro, com 25, defrontam-se a partir das 21h15 de domingo, no Estádio da Luz, em Lisboa, jogo que será arbitrado por Artur Soares Dias, da associação do Porto.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de