- Comentar
Os clubes russos vão ficar de fora das competições europeias de futebol na próxima temporada, nomeadamente da Liga dos Campeões, devido à invasão militar russa da Ucrânia, anunciou esta segunda-feira o Comité Executivo da UEFA.
Relacionados
Rússia banida. Portugal vai ao Europeu de futebol feminino pela segunda vez
As cores da guerra. Ilustrações feitas por crianças ucranianas expostas em Lisboa
Pelosi pede à Europa para sancionar Moscovo como fazem os EUA
Assim, os clubes russos vão ficar impedidos de participar na Liga dos Campeões masculina e feminina, na Liga Europa, na Liga Conferência Europa e na UEFA Youth League.
Com esta decisão, a UEFA alterou as listas de acesso às competições da próxima temporada, numa decisão que não vai afetar as equipas portuguesas.

Leia também:
Rússia banida. Portugal vai ao Europeu de futebol feminino pela segunda vez
À Rússia, segundo a UEFA, vai ser atribuído o coeficiente igual ao valor mais baixo que conseguiram nas últimas temporadas.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
A UEFA decidiu também que a Rússia não vai participar no Grupo 2 da Liga B da Liga das Nações e vai automaticamente ficar na quarta posição e ser relegada ao terceiro escalão da competição.
Sem ter jogado os dois encontros da fase de qualificação para o Europeu de sub-21, os russos vão ser excluídos do Grupo C, com os seus encontros a serem considerados nulos.

Leia também:
Armazenamento superior a 80%. Portugal tem "ainda menos dependência do petróleo russo do que do gás"
Esta decisão faz com que a Hungria ocupe também o lugar da Rússia no Europeu de futsal feminino, que se vai disputar em Gondomar.
Devido à intervenção militar russa na Ucrânia, a segunda edição do Europeu de futsal feminino já tinha sido adiada para o início de julho - 01 a 03 daquele mês -, depois de ter estado inicialmente marcada entre 25 a 27 de março.
Além da Hungria, que agora substitui a Rússia depois de ter sido segunda no Grupo 1 da ronda principal de qualificação, vão participar no torneio Portugal, Espanha e Ucrânia.
O Comité Executivo da UEFA decidiu ainda que a Rússia será excluída da qualificação para o Europeu feminino de futsal de 2023, assim como da qualificação para o Mundial masculino da modalidade de 2024, sendo, em ambos os casos, substituída na ronda principal por equipas vindas da ronda preliminar - a Noruega foi a escolhida para o Mundial masculino.