- Comentar

O FC Porto venceu este domingo o Vizela por 2-0 no estádio do Dragão e diminuiu para oito pontos a distância para o líder do campeonato, Benfica. Com 45 pontos e um jogo a menos do que os encarnados, o FC Porto não se deixou ultrapassar pelo SC Braga - que esta tarde venceu o Famalicão e subira provisoriamente ao segundo lugar - e para isso valeram os golos de Pepê e Taremi.
Ouça o Relato TSF dos golos, por João Ricardo Pateiro, com sonorização de Pedro Picoto.
Num domingo em que a equipa foi orientada pelo francês Siramana Dembelé depois das expulsões de Sérgio Conceição e de Vítor Bruno, na Madeira, a principal novidade surgiu no meio-campo. Porque Bernardo Folha, também expulso frente ao Marítimo, e Otávio - lesionado - não contavam, foi Grujic quem entrou no onze portista para reforçar o meio-campo. Lá na frente, Evanilson voltou à titularidade no campeonato, algo que não acontecia desde novembro.

Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Num jogo confuso desde os primeiros minutos e com um pedido de grande penalidade sobre Taremi, logo aos 12', que acabou em cartão amarelo para o iraniano por simulação, foi quase sempre o FC Porto quem esteve por cima. Ainda assim, jogados 25 minutos e apesar das consecutivas faltas de ambas as equipas, havia apenas três remates para mostrar ao mundo.
E só mesmo em cima do intervalo é que o cenário mudou. Igor Julião aventurou-se com a bola demasiado perto da sua grande área e perdeu-a para Galeno. O avançado deu a bola a Evanilson, que avançou para o lado esquerdo da grande área do Vizela e cruzou para o segundo poste, onde Pepê surgiu a encostar para o 1-0.
A par dos protestos do jogador do Vizela, que reclamavam falta no momento do desarme, o lance passou pelo crivo do VAR e acabou por ser validado.
A segunda parte não foi, para desilusão de quem nas bancadas do Dragão pudesse pensar que o jogo ia melhorar, muito diferente da primeira. Até à hora de jogo, o lance de maior nota acabou por ser um de azar para os dragões e, em especial, para Wendell que saiu lesionado e de maca. Zaidu aqueceu à pressa e entrou.
Quando o jogo parecia avançar, a passos lentos, para uma vitória pela margem mínima, João Mário lá acelerou o suficiente para mudar o estado das coisas. O ala português foi à linha final após ultrapassar Kiki Afonso, cruzou atrasado e rasteiro e Taremi surgiu a rematar de primeira para o 2-0.
Onze do FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Pepe, Marcano, Wendell, Grujic, Uribe, Pepê, Galeno, Evanílson e Taremi
Onze do Vizela: Buntic, Bruno Wilson, Ivanildo Fernandes, Claudemir, Kiki, Igor Julião, Guzzo, Nuno Moreira, Samu, Kiko Bondoso e Osmajic
O jogo foi arbitrado Cláudio Pereira, auxiliado por André Dias e Fábio Silva. No VAR esteve Hélder Carvalho.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Fábio Cardoso, Zaidu, Rodrigo Conceição, Namaso, André Franco, Toni Martinez, Vasco Sousa e Gonçalo Borges
Suplentes do Vizela: Luiz Felipe, Matheus Pereira, Lacava, Mendez, Zohi, Rashid, Aidara, Tomás e Etim