Morita de luxo e uns esquerdinos de dente afiado. Sporting goleia SC Braga

Veja os golos. Leões colocam-se a cinco pontos do SC Braga na classificação com uma exibição de gala do japonês.

Foram pouco mais de 60 minutos, que é como quem diz uma hora de jogo. Ou uma horita, Morita de luxo. O japonês foi a estrela maior, com um bis, da noite desta quarta-feira em que o Sporting venceu o SC Braga por 5-0, numa partida em que Edwards e Matheus Reis fizeram o gosto ao pé esquerdo e Pote ainda marcou de penálti.

Niakaté também fica ligado à história do jogo, mas por outras razões: o defesa central viu dois amarelos e deixou a sua equipa a jogar com dez durante praticamente toda a segunda parte.

Com este resultado, o Sporting soma 35 pontos e reaproxima-se precisamente dos bracarenses, que têm 40 e veem o FC Porto assumir a vice-liderança do campeonato, com 42.

Em Alvalade, a divulgação dos onzes iniciais revelou que Chermiti faz esta noite a estreia a titular pelo Sporting, enquanto os bracarenses regressam a uma estrutura com três defesas centrais.

Ora, não foi nem de um avançado, nem de um defesa que chegou o primeiro golo da noite em Alvalade. Nuno Santos bateu um pontapé de canto à esquerda e encontrou St. Juste ao segundo poste. O neerlandês desviou para Morita que, perante a saída de Matheus, atirou para o 1-0.

Marcado o primeiro golo da noite, foi tempo do Sporting soltar-se. Depois de terem tido de lidar com algumas investidas bracarenses nos primeiros dez minutos de jogo, os leões respiraram fundo e confiaram na posse de bola. Ugarte ia sendo o pêndulo de um jogo que, órfão do vaivém Porro, se tornou mais ponderado.

A estratégia foi funcionando para frustrar um SC Braga que demorou a encontrar-se, mas que lá o conseguiu fazer em cima dos 30 minutos. Artur Jorge parecia poder começar a dizer à sua equipa como queria que esta pegasse no jogo, mas depressa se esfumou o controlo.

Em cima do intervalo, Gómez e Nuno Santos protagonizaram um choque violento no relvado, foram assistidos por largos minutos e perdeu-se o fio de jogo. Exceto para um certo japonês que esta noite estava mesmo destinado a ser feliz.

Tinha a segunda parte começado há poucos segundos quando Matheus se vê metido numa carambola dentro da sua própria grande área. O esférico acabou por sobrar para Chermiti que, de calcanhar, passou a Morita. O japonês virou-se e bateu o guarda-redes bracarense para o 2-0.

E porque, diz a sabedoria popular, um mal nunca vem só, Niakaté foi a prova disso mesmo. O central disparou pela esquerda e sofreu falta, mas dirigiu-se de tal forma ao árbitro Nuno Almeida que acabou por ver o segundo amarelo e consequente vermelho. Deixava o SC Braga a jogar com dez e a perder por 2-0 em Alvalade.

Era o que era. Viu já dos balneários o 3-0, cortesia de um inglês que chegou ao Sporting vindo do Minho. Marcus Edwards recebeu sobre a direita, fez a diagonal para a entrada da grande área e rematou sozinho para o terceiro golo da noite.

No minuto seguinte, Morita saiu para o aplauso da noite em Alvalade em cima da hora de jogo: um luxo para quem o viu esta noite. Entrou Tanlongo e começou o jogo dos bancos.

E foi precisamente de um deles que veio o quarto golo da noite - e possivelmente o melhor deles - , cortesia do pé esquerdo de Matheus Reis. O brasileiro ficou à entrada da grande área durante um pontapé de canto do Sporting e a bola foi mesmo ter com ele. Com espaço, apontou ao ângulo superior direito da baliza de Matehus e foi feliz. Fazia assim o 4-0.

A noite em Alvalade não se fecharia, no entanto, sem novo festejo. Fatawu levou Victor Gomez para o um para um, ganhou espaço e conquistou um penálti. Pote assumiu a marcação e marcou o quinto da noite: bola para um lado, Matheus para o outro.

Do lado do SC Braga, destaque para o regresso de Pizzi, que recebeu a assobiadela da noite, ao futebol português.

Onze do Sporting: Adán, St. Juste, Coates, Gonçalo Inácio, Esgaio, Ugarte, Morita, Nuno Santos, Edwards, Pote e Chermiti

Onze do SC Braga: Matheus, Victor Gomez, Tormena, Niakaté, Paulo Oliveira, Sequeira, Al Musrati, Racic, Medeiros, Abel Ruiz e Banza

Suplentes do Sporting: Israel, Matheus Reis, Sotiris, Neto, Rochinha, Trincão, Fatawu, Tanlongo e Arthur

Suplentes do SC Braga: Tiago Sá, Serdar, Rodrigo Gomes, André Horta, Alvaro Djaló, Mendes, Pizzi, Borja e Castro

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de