Cristiano Ronaldo e José Mourinho foram selecionados para a lista reduzida de candidatos a melhor jogador e melhor treinador do mundo na eleição promovida pela FIFA.
Relacionados
No caso dos jogadores, a lista integra 23 elementos. Já os treinadores são apenas 10. A votação do juri decorre entre 26 de outubro e 20 de novembro.
No final do próximo mês, ambas as listas vão ser reduzidas a três "finalistas". Os vencedores são anunciados em janeiro, na tradicional gala da FIFA.
O juri é composto por selecionadores e capitães de equipas nacionais de todo o mundo e por um painel de jornalistas escolhido pela revista francesa France Football.
Na lista de jogadores, além de Ronaldo, destaque também para presença do argentino Leonel Messi e do internacional brasileiro Neymar, do Barcelona.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Os alemães são três - Neuer, Muller, e Kroos - e há também três argentinos -
Messi, Aguero e Mascherano. A lista é dominada por jogadores do Barcelona (seis), e do Real Madrid e Bayern de Munique (cinco cada). Nesta lista só há um africano. É Yaya Touré, do Manchester City e da Costa do Marfim.
Quanto aos treinadores, para lá de Mourinho, do Chelsea, são candidatos os espanhóis Emery, do Sevilha, Guardiola, do Bayern de Munique, e Luis Enrique, do Barcelona, os italianos Alegri da Juventus e Anceloti, ex-treinador do Real Madrid, os argentinos Sampaoli, treinador do Chile e Simeone do Atlético de Madrid e os franceses Blanc, do PSG e Wenger, do Arsenal.