Sporting regressa às vitórias na estreia de Silas

Os leões, que não venciam para a Liga desde a 3.ª jornada, arrancaram um triunfo frente ao Desportivo das Aves. Bruno Fernandes marcou de grande penalidade aos 83 minutos. Veja o golo e os lances da partida.

O Sporting regressou às vitórias, na estreia do novo treinador Silas. Os leões deslocaram-se ao norte do país e bateram o Desportivo das Aves por 1-0. O único golo do jogo foi marcado aos 83 minutos por Bruno Fernandes, que converteu uma grande penalidade.

Quatro derrotas e um empate depois, o Sporting iniciou uma nova era, sob o comando do treinador Jorge Silas. O novo técnico, em estreia absoluta na Vila das Aves, organizou a equipa num 4-4-2, com Jesé e Bolasie na frente de ataque. Além da promoção do espanhol à equipa titular, Silas escolheu para o meio campo Eduardo, um jogador que conhece desde os tempos do Belenenses SAD.

Numa crise de resultados e perante o pior arranque de época dos últimos anos, o Sporting "viu" o primeiro lance de perigo pertencer à equipa da casa. Na sequência de um canto do Desportivo das Aves, último classificado do campeonato, a bola sobrou para a meia-lua, onde estava Rúben Oliveira. O médio rematou ao lado, num lance com algum perigo para a baliza de Renan.

O jogo estava com ritmo e repartido, com lances de perigo em ambas as áreas. Os leões tentaram responder e, depois do quarto de hora de jogo, Bolasie fugiu à marcação e conseguiu espaço, à entrada da área. O avançado rematou à figura do guardião Beunardeuau. Antes, o melhor marcador do Aves, Mohammadi isolou-se, mas a bola foi parar às mãos de Renan, que demonstrou segurança.

Aos 26 minutos, Eduardo, titular pela segunda vez na equipa leonina, atirou ao ferro, em mais uma oportunidade do Sporting no jogo.

O Sporting estava melhor no jogo, mas o Aves explorava o contra-ataque. A equipa de Augusto Inácio voltou a assustar Renan, ao minuto 36. Jogada pela esquerda com Wellinton a surgir junto à pequena área. O brasileiro tentou o remate, mas Mathieu anulou o lance. Logo a seguir, Eduardo ensaiou mais uma vez o remate de meia distância, criando muitas dificuldades ao guardião do Aves, que desviou a bola para canto.

A segunda parte começou com duas oportunidades para o Aves inaugurar o marcador. Na primeira ocasião, recuperação de bola da equipa de Augusto Inácio. Wellinton, pela esquerda, fez a diagonal e no remate, a bola bateu nas costas de Mathieu e passou muito perto da trave da baliza de Renan. Na sequência do canto, Luiz Fernando, sozinho na pequena área, rematou e o esférico voltou a passar muito próximo das redes leoninas.

Aos 55 minutos, foi a vez do Sporting estar próximo de abrir o marcador. O capitão Bruno Fernandes levantou a cabeça e viu a desmarcação de Bolasie. Já na área, o avançado controlou o esférico com o peito, mas a defensiva do Aves controlou a jogada.

O placar marcava a hora de jogo e Silas fez a primeira alteração na equipa do Sporting, mas sem arriscar. O novo técnico leonino colocou em campo o avançado Luiz Phellype para o lugar de Jesé. O espanhol saiu descontente. E foi no banco que, Silas, apreensivo viu um novo lance de perigo do Aves.

Livre direto conquistado pelos homens da casa em zona central. Wellinton acreditava e rematou, obrigando Renan a aplicar-se.

A 10 minutos do tempo regulamentar, o Sporting descobriu o caminho para os golos. Bolasie foi carregado em falta na área pelo guardião do Aves e Carlos Xistra apontou para a marca dos 11 metros. O capitão encarregou-se de converter a grande penalidade. Bruno Fernandes não falhou e abriu o marcador.

Logo a seguir, o Aves teve novamente perto do golo. Rúben Oliveira, em zona frontal, rematou, mas a bola saiu ao lado. Renan estava batido.

Antes do apito final, o Ave ficou reduzido a dez. Rúben Macedo abandonou o relvado lesionado.

Onze do Aves: Beunardeau; Jailson, Mato Milos, Dzwigala e Afonso Figueiredo; Falcão e Luiz Fernando; Rúben Oliveira, Enzo Zidane e Mohammadi; Welinton.

Onze do Sporting: Renan; Rosier, Coates, Mathieu e Borja; Eduardo, Doumbia e Bruno Fernandes; Jesé, Vietto e Bolasie.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de