- Comentar

O FC Porto foi esta quinta-feira eliminado da Liga Europa, ao perder com o Bayer Leverkusen por 3-1, em jogo da segunda mão dos 16 avos de final da competição, disputado no Estádio do Dragão. Depois da derrota por 2-1 na primeira mão, na Alemanha, os dragões sofreram novo revés em casa, com Lucas Alario (aos 10 minutos), Demirbay (50) e Havertz (57) a marcarem os golos dos alemães.
Marega, aos 65 minutos, anotou o único golo do FC Porto, que acabou o jogo reduzido a dez, por expulsão de Soares, com vermelho direto, aos 85.

Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Já rola a bola no Dragão! É o Bayer Leverkusen quem dá o pontapé de saída. Aos 3 minutos, Corona cruzou para a grande área dos alemães, à procura de Marega, mas o guarda-redes Hradecky agarrou bem o esférico. O FC Porto entrou bem no jogo.
Aos 8 minutos, excelente combinação entre Corona e Marega criou pânico na grande área da equipa visitante. O lance acabou em canto para o FC Porto. Dois minutos depois, o Bayer Leverkusen colocou a bola no fundo da baliza de Marchesín. O árbitro romeno István Kovács precisou da ajuda do VAR, para confirmar se Alario estava fora de jogo, e acabou por validar o golo.
Marega fez um cruzamento rasteiro perigoso, aos 20 minutos, mas não apareceu ninguém para desviar. Sete minutos depois, após um cruzamento de Demirbay, surge um cabeceamento que o guarda-redes do FC Porto agarra sem dificuldade.
Aos 28 minutos, Luis Diaz fica caído no relvado, depois de um lance com Amiri, e tem de receber assistência médica. Nakajima teve de entrar para o substituir. Quatro minutos depois, Zé Luís vê cartão amarelo por falta sobre Amiri. Os alemães têm o jogo controlado, sem darem grande espetáculo. Aos 36 minutos, mais um amarelo para o FC Porto. Desta vez é Sérgio Oliveira, por falta sobre Lars Bender.
Corona, aos 40 minutos, fez um cruzamento perigoso para a cabeça de Otávio. O brasileiro fez um cabeceamento perigoso, mas saiu ao lado da baliza de Hradecky. Os dragões estiveram perto do empate.

Leia também:
O que Vietto deu, Vietto tirou. Sporting está fora da Liga Europa
Aos 41 minutos, mais um amarelo para um jogador do FC Porto. É o terceiro, desta vez para Uribe. Dois minutos depois, novo amarelo, desta vez para o Bayer Leverkusen por falta de Lars Bender sobre Nakajima. O árbitro dá quatro minutos de compensação.
Intervalo!
Antes do início do segundo tempo, duas alterações para cada lado. Pepe entra para o lugar de Uribe no FC Porto e, do lado alemão, entra Weiser para o lugar de Lars Bender.
Aos 50 minutos, o Bayer aumenta a vantagem. Demirbay faz o segundo para a equipa alemã. Remate de Diaby, que Marchesín defendeu. A bola sobra para Havertz que assiste Demirbay e este atira para o fundo da baliza dos dragões.
Sete minutos depois, Havertz faz o pesado 3-0 para o Bayer Leverkusen. Num contra-ataque rápido, Havertz mete a bola em Diaby que remata. Marchesín defende e a bola sobra para Diaby que entrega a Havertz que, sozinho, só teve de empurrar a bola para a baliza deserta. Já há vários adeptos do FC Porto a abandonar o estádio.
Aos 63 minutos, nova alteração no FC Porto. Conceição tira Zé Luís e mete Soares. Dois minutos depois, Marega reduz a desvantagem dos dragões para 1-3, aproveitando da melhor forma um cruzamento de Otávio. A bola adormece no fundo da baliza do Leverkusen.
Aos 67 minutos, Demirbay viu cartão amarelo por falta sobre Nakajima. No minuto seguinte, mudança na equipa do Bayer. Sai Sven Bender e entra Dragovic. Aos 69 minutos, mais um cartão amarelo. Desta vez para Weiser, na sequência de uma falta sobre Alex Telles perto da área dos alemães.
O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, viu cartão amarelo aos 81 minutos. Um minuto depois há amarelo para Pepe e para Amiri. Aos 83 minutos, Bailey entra para o lugar de Diaby. Tiquinho Soares vê cartão vermelho direto, aos 84 minutos, por falta sobre Tah. O árbitro considerou agressão.
O árbitro romeno dá 4 minutos de compensação.
Final do jogo no Dragão! O FC Porto perde com o Bayer Leverkusen por 3-1 e fica afastado da Liga Europa. No total, o resultado da eliminatória ficou em 2-5, com larga vantagem para os alemães.

Leia também:
Benfica ainda sonhou, mas também está fora da Liga Europa
Onze do FC Porto: Marchesín, Corona, Mbemba, Marcano, Alex Telles, Otávio, Sérgio Oliveira, Uribe, Luis Díaz, Marega e Zé Luís.
Onze do Bayer Leverkusen: Hradecky, Lars Bender, Tah, Bender, Tapsoba, Sinkgraven, Havertz, Demirbay, Amiri, Alario e Diaby.
Suplentes do FC Porto: Diogo Costa, Pepe, Manafá, Nakajima, Loum, Aboubakar e Soares.
Suplentes do Bayer Leverkusen: Ozcan, Dragovic, Weiser, Bailey, Baumgartlinger, Palacios e Bellarabi.