Benfica vence Gil Vicente em Barcelos e regressa à liderança da I Liga

Carlos Vinícius marcou e garantiu a vitória à equipa visitante. Veja o golo.

O Benfica venceu esta segunda-feira por 1-0 na deslocação ao terreno do Gil Vicente, na partida de encerramento da 22.ª jornada da I Liga, reassumindo a liderança do campeonato. Os encarnados, que vinham de duas derrotas no campeonato, frente a FC Porto e Sporting de Braga, regressaram às vitórias, com o avançado brasileiro Carlos Vinícius a marcar o único golo da partida, aos 15 minutos.

Com o triunfo desta segunda-feira, o Benfica reassume a liderança do campeonato, com 57 pontos, mais um que o FC Porto, enquanto o Gil Vicente, que tinha vencido o Vitória de Setúbal na última jornada, é 11.º, com 26 pontos.

Já rola a bola em Barcelos! Aos 4 minutos, Samaris faz um grande passe a rasgar para Tomás Tavares e este cruza para a área, onde Rúben Fernandes corta a bola de cabeça. Mas a grande oportunidade do jogo surgiu aos 7 minutos, com Pizzi a rematar ao lado da baliza de Denis. É pontapé de baliza para o Gil!

Aos 12 minutos, Rúben Dias tem uma entrada dura sobre Sandro Lima, mas o árbitro Luís Godinho não mostra cartão amarelo. Pizzi, três minutos depois, marca um livre favorável ao Benfica, que dá origem ao primeiro golo do encontro, assinado por Carlos Vinícius. A defesa do Gil Vicente afasta a bola da área, mas esta cai nos pés de Taarabt. O marroquino centra para o interior da área, onde Vinícius, de cabeça, batiza as redes dos gilistas.

O Gil Vicente teve oportunidade de empatar o jogo pouco depois, aos 17 minutos, mas Baraye rematou ao lado da baliza de Vlachodimos. Aos 22 minutos, Sandro Lima é lançado em velocidade e arrisca o remate. No entanto, a bola desvia em Rúben Dias e sai pela linha de fundo. Na sequência do canto, Henrique Gomes remata muito por cima da baliza do Benfica. Dois minutos depois, Kraev aproveita um erro do Benfica na primeira fase de construção e remata para boa defesa de Vlachodimos. A equipa da casa está a ameaçar o empate!

Aos 25 minutos, Taarabt remata forte, de longe, e obriga Denis a uma defesa a dois tempos. Numa excelente posição para fazer golo, dentro da grande área do Benfica aos 31 minutos, Lourency não acredita e remata fraco para Vlachodimos agarrar. O Gil Vicente já podia ter empatado o jogo.

Vinícius esteve novamente perto do golo aos 36 minutos. Ainda colocou a bola nas redes do Gil, mas o lance foi invalidado por posição irregular do brasileiro. Dois minutos depois, Rúben Dias toca para Taarabt e este passa a bola para Pizzi, que devolve de calcanhar ao central. Este, já no interior da área, cruza para um corte providencial de um defesa gilista.

O árbitro deu um minuto de compensação antes do intervalo. Já perto dos 46 minutos, um susto para o Benfica! Tomás Tavares fez um mau passe, que acabou por ser uma assistência para o adversário Sandro Lima, que quase fez o golo do empate.

É intervalo em Barcelos!

Recomeça o jogo, sem qualquer alteração nas equipas. No primeiro minuto da segunda parte, um grande passe de Tomás Tavares isolou Carlos Vinícius que, por pouco, não fez o segundo golo da equipa do Benfica. Dois minutos depois, após uma falta de Taarabt, o Gil Vicente conquista um livre perigoso, a uns 30 metros da baliza de Vlachodimos. Henrique Gomes disparou, mas a bola saiu muito por cima da trave.

Aos 56 minutos, Rúben Dias erra o passe na primeira fase de construção e a bola chega a Sandro Lima que, uma vez mais, não consegue ultrapassar Ferro. O Benfica vence por um zero, mas o galo está vivo e ataca a baliza de Vlachodimos.

Sete minutos depois deste lance, a primeira alteração no jogo, por parte do Gil Vicente. Saída de Kraev e entrada de Hugo Vieira, um futebolista que joga mais nas alas. Aos 66 minutos, Taarabt rematou fortíssimo contra a trave de Denis e a bola acabou por sair do estádio.

Vítor Oliveira volta a mexer aos 71 minutos: sai Baraye, entra Lino. Bruno Lage ainda não mexeu na equipa do Benfica. Logo a seguir, Ferro bloqueia a investida de Hugo Vieira à entrada da área. Livre perigoso para o Gil. No minuto seguinte, Vlachodimos impede novamente o golo do Gil Vicente, após um bom remate de Hugo Vieira.

Aos 75 minutos, Carlos Vinícius, o melhor marcador do campeonato, abandona o relvado de maca, lesionado. O Benfica fica momentaneamente reduzido a 10 jogadores. O brasileiro regressa ao jogo pouco depois. Três minutos depois, Bruno Lage retira Carlos Vinícius do jogo e põe Dyego Sousa. Mas o treinador encarnado já prepara nova alteração para breve.

O Gil Vicente ataca e acredita que é possível chegar à igualdade! Aos 83 minutos, alteração no Benfica: entra Cervi e sai Rafa. Já no Gil Vicente entra Arthur Henrique para o lugar de Henrique Gomes. A três minutos dos 90, o jogo é interrompido para Samaris ser assistido. O jogador sai também do relvado numa maca, com muitos aplausos dos adeptos, e é substituído por Chiquinho.

O árbitro dá 6 minutos de compensação. Tensão no estádio. O Benfica ganha apenas por um golo e o Gil Vicente acredita que é possível chegar ao empate. As águias não estão a conseguir ter a bola nesta segunda parte. Despejam de qualquer maneira.

Aos 93 minutos, Cervi aparece na grande área de Denis e obriga o guarda-redes do Gil Vicente a uma boa defesa. Logo a seguir é livre perigoso para as águias. Grimaldo bate e Denis encaixa sem grande dificuldade. O jogo caminha para o final.

Final do jogo em Barcelos! Benfica vence o Gil Vicente pela margem mínima e regressa à liderança da I Liga.

Onze inicial do Gil Vicente: Denis, Soares, Lourency Rodrigues, Claude Gonaçalves, Fernando, Kraev, Ruben Fernandes, Baraye, Ygor Nogueira, Henrique Gomes e Sandro Lima.

Onze inicial do Benfica: Vlachodimos, Tomás Tavares, Rúben Dias, Ferro e Grimaldo, Pizzi, Weigl, Samaris e Taarabt, Carlos Vinícius e Rafa.

Supentes do Gil Vicente: Wellington, Arthur Henrique, Edwin Vente, João Afonso, Ahmed Isaiah, Hugo Vieira e Samuel Lino.

Suplentes do Benfica: Zlobin, Nuno Tavares, Cervi, Chiquinho, Seferovic, Dyego Sousa, Jota.

Outras Notícias

Patrocinado

Apoio de

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de