Não começou bem, mas acabou em goleada. Benfica segue em frente na Liga Europa

Triunfo frente aos polacos garantiu às águias o apuramento para os 16 avos de final da competição. Veja os golos.

O Benfica venceu esta quinta-feira os polacos do Lech Poznan, por 4-0, em jogo da quinta jornada do grupo D da Liga Europa, garantindo o apuramento para os 16 avos de final da competição.

A jogar em casa, os encarnados adiantaram-se no marcador aos 36 minutos, com um golo do defesa belga Vertonghen, ampliando a vantagem na segunda parte, através do regressado Darwin Núñez, aos 57, Pizzi, aos 58, e Julian Weigl, aos 89.

Com este triunfo, o Benfica garantiu o apuramento e está em segundo no grupo, com 11 pontos, os mesmos do líder Rangers, que venceu esta quinta-feira o Standard Liège (3-2). A equipa belga está em quarto, com três pontos, os mesmos do Lech Poznan, que é terceiro.

Numa noite fria em Lisboa - 12 graus -, o Benfica enfrentou os polacos do Lech Poznan na Luz. Dois minutos de jogo e já havia um cartão amarelo. Grimaldo caiu de costas no relvado depois de uma falta de Kacharava. O jogador do Benfica está fora das quatro linhas a ser assistido, Gabriel fica momentaneamente à esquerda.

Aos 6 minutos, Kacharava apareceu em posição privilegiada na área encarnada, Vlachodimos agarrou a bola, mas o avançado georgiano do Lech Poznan estava em fora de jogo. Pizzi cai na grande área e fica a reclamar penálti, mas o árbitro nada assinala.

O Lech Poznan tem mais bola nestes primeiros 20 minutos do jogo, mas foi ao Benfica que pertenceu a melhor oportunidade de golo do jogo, com Darwin, numa recarga, a atirar para as bancadas do Estádio da Luz. Um falhanço escandaloso.

Na meia-lua, aos 26 minutos, Chiquinho tentou aproveitar um pouco de espaço na para rematar, mas a bola acabou por ir contra um adversário. Já o Lech Poznan tem muita posse de bola, mas inconsequente, pois não consegue chegar à baliza de Vlachodimos.

Aos 36 minutos, Vertonghen inaugurou o marcador no Estádio da Luz na sequência de um canto marcado de forma exímia por Pizzi. Está feito o primeiro golo do Benfica!

Kacharava lesiona-se e o jogo fica parado cerca de dois minutos. Tem mesmo de abandonar o relvado de maca. Jesus está irritadíssimo, perto do intervalo, porque Pizzi não olhou para onde fez o passe e a bola ficou a meio caminho, entre Rafa e Gilberto.

O árbitro dá quatro minutos de compensação para compensar todas as paragens que o jogo teve nesta primeira parte. Intervalo! Os jogadores caminham tranquilamente para os balneários.

Recomeça a partida! Benfica ataca para Sul nesta segunda parte. Aos 57 minutos, Gabriel surpreende e levanta para Darwin que combina com Pizzi e faz o 2-0 na Luz. É o quarto do uruguaio na Liga Europa, que já marcara três na Polónia.

Chiquinho recupera a bola, passa-a a Rafa que a mete em Pizzi e este aos 58 minutos, sobre a direita da área, remata cruzado, sem hipóteses para o guarda-redes do Lech Poznan, Bednarek. O Benfica tem o jogo no bolso.

Dez minutos depois do golo do Benfica, bom remate de Everton de fora da área, com defesa apertada de Bednarek a desviar a bola pela linha de fundo. Aos 72 minutos, Marchwiński vê cartão amarelo. Cervi entra para substituir Rafa - que fez o jogo 150 pelo Benfica - ao minuto 76, uma opção de gestão para esta reta final.

Aos 85 minutos, Seferovic perde uma excelente oportunidade para fazer o quarto do Benfica: já dentro da área, só com Bednarek pela frente, remata ao lado. Quatro minutos depois, golaço de Weigl. O médio alemão pegou na bola e, perto da área, atirou forte, rasteiro, fazendo entrar a bola pelo ângulo inferior direito da baliza da equipa polaca. Terminou o jogo!

Onze inicial do Benfica: Vlachodimos; Gilberto, Otamendi, Vertonghen e Grimaldo; Rafa, Pizzi, Gabriel e Everton; Chiquinho e Darwin.

Onze inicial do Lech: Bednarek; Butko, Satka, Dejewski e Puchacz; Muhar e Marchwinski; Skoras, Awwad e Sykora; Kacharava.

Suplentes do Benfica: Helton Leite; Jardel, Ferro, João Ferreira, Nuno Tavares, Diogo Gonçalves, Weigl, Pedrinho, Waldschmidt, Cervi, Seferovic e Gonçalo Ramos.

Suplentes do Lech: Malenica; Kravets, Rogne, Ramírez, Moder, Kaminski, Czerwinski e Ishak.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de