Miúdo Tiago Tomás brilha em vitória do Sporting sobre o Aberdeen na Liga Europa

Sporting vence Aberdeen e está na próxima fase da competição. Veja o golo.

O Sporting venceu esta quinta-feira os escoceses do Aberdeen por 1-0, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, com o golo de Tiago Tomás a garantir o apuramento para a próxima fase.

No primeiro jogo oficial da nova época, numa altura em que os leões têm nove jogadores e o treinador Rúben Amorim infetados com Covid-19, o jovem avançado Tiago Tomás marcou o único golo do jogo logo aos sete minutos.

Com a vitória de hoje no estádio José Alvalade, o Sporting apurou-se para o play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa, defrontando agora os austríacos do LASK, que venceram esta quinta-feira o Dunajska Streda por 7-0.

Já rola a bola em Alvalade! O Sporting começa com bola e está no ataque. Nestes primeiros cinco minutos de jogo, a partida está dividida, com o Aberdeen a aproximar-se duas vezes da área leonina. Agora, há mão na bola de um jogador do Aberdeen após perda de bola dos escoceses.

Aos 7 minutos, Tiago Tomás inaugura o marcador de pé direito depois de uma excelente assistência de Vietto. O miúdo, frente ao guarda-redes Lewis, não desperdiçou a oportunidade e bateu o guardião escocês com categoria.

Seis minutos depois do golo inaugural há um livre largo dos escocesses, do lado esquerdo, mas sem perigo para a baliza dos leões. Logo a seguir, um cruzamento largo da direta de McGeouch, com Adán a sacudir para canto em cima da barra.

Muito inteligente, Feddal consegue arrancar uma falta já dentro da grande área. O Aberdeen está a pressionar muito alto. Os leões às vezes conseguem ultrapassar essa pressão e acabam por ganhar mais espaço no ataque. Aos 26 minutos, perto da primeira meia-hora de jogo, Matheus Nunes atira a uns bons 30 metros ao lado da baliza contrária. A bola saiu rasteira.

Aos 30 minutos, o Sporting parece estar a adormecer no jogo após uma boa entrada. Vietto vê o primeiro cartão amarelo do jogo por uma entrada perigosa sobre McCrorie.

Pouco antes do intervalo, o Sporting faz circular a bola com segurança, ainda assim sem criar perigo. Aos 40 minutos, Lewis nega o golo ao Sporting que, com o pé direito de Jovane Cabral na pequena área, esteve perto de fazer o 2-0. Dois minutos depois, novamente Jovane cabral a rematar forte, por cima da baliza.

Termina a primeira parte em Alvalade.

Jovane Cabral dá o toque de saída. Começa o segundo tempo em Alvalade! O Sporting ataca para a baliza sul, a baliza Vítor Damas.

Aos 52 minutos, o Aberdeen procura aproximar-se da área leonina. O jogo está sem grandes motivos de interesse, com o Sporting a trocar a bola lentamente, muito confortável. Quatro minutos depois, uma perdida incrível de Tiago Tomás, que apareceu à frente do guarda-redes Lewis, mas não conseguiu marcar. Deu demasiada altura à bola com o cabeceamento.

Fora de jogo de Wendel, tirado pelo árbitro assistente. O Sporting está a conseguir controlar a partida, com o Aberdeen com uma linha muito baixa, só a defender e sem conseguir esticar o seu futebol. Lance perigoso dos escoceses, que começa numa perda de bola de Feddal. Mas a bola acaba por sair por cima da baliza de Adán.

Aos 64 minutos sai um cartão amarelo para um homem do Sporting, desta vez para Tiago Tomás que atingiu Ferguson com violência. É livre para o Aberdeen, no meio campo da equipa escocesa. Quatro minutos depois, Jovane atira torto por cima da baliza dos escoceses.

A equipa do Aberdeen tem andado muito escondida no campo. Em cima dos 70 minutos, aos 69, surge a primeira substituição no Aberdeen: sai McGeouch e entra Wright. Os leões têm mandado no jogo. Nesta segunda parte, os forasteiros ainda não foram até à baliza de Adán com perigo.

Aos 77 minutos, Tiago Tomás sai para dar lugar a Sporar nestes 15 minutos finais. Dois minutos depois, Lewis sai da baliza e nega o golo a Jovane! O jogador verde e branco estava isolado após um bom passe de Vietto. Aos 80 minutos, Hedges remata com perigo, mas a bola bate em Coates e vai para fora.

A equipa do Aberdeen volta a mexer, com uma troca na frente. Entra Edmondson para o lugar de Watkins. Entretanto, mais uma alteração do lado escocês: sai Logan e entra McLennan. O Aberdeen não está a pressionar o Sporting e ainda bem para a equipa portuguesa.

Mais uma substituição do lado do Sporting: vai sair Wendel e entra Daniel Bragança, numa altura em que entrámos nos cinco minutos finais. Hedges quase que marca para a equipa do Aberdeen! Coração nas mãos para os jogadores do Sporting.

Alteração a dois minutos dos 90: sai Pedro Porro e entra Plata. Troca no corredor direito da equipa do Sporting, que precisa de colocar em sentido a equipa do Aberdeen. Falta sobre Hedges, é um livre perigoso para a equipa escocesa. Fergusson levanta a bola perigosa, mas Coates consegue afastar bola com a testa para a linha final. Quem diria que o Sporting ia sofrer nesta ponta final...

O árbitro Nikola Dabanovic dá três minutos de compensação.

Termina o jogo em Alvalade! O Sporting vence o Aberdeen pela vantagem mínima.

Onze inicial do Sporting: Adán; Coates, Luís Neto e Feddal; Pedro Porro, Matheus Nunes, Wendel e Nuno Mendes; Vietto, Tiago Tomás e Jovane Cabral.

Onze inicial do Aberdeen: Lewis; Logan, Hoban, Considine, Hedges, Taylor, McGeouch e Hayes; Fergusson, McGeouch e Ross McCrorie; Watkins e Hedges.

Suplentes do Sporting: André Paulo, Sporar, Plata, João Silva, Antunes, Daniel Bragança e Joelson Fernandes.

Suplentes do Aberdeen: Černý, Ojo, McGinn, McLennan, Hernández, Wright e Edmondson.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de