Edu Sousa entre os nomeados para melhor guarda-redes do mundo em futsal

O guarda-redes, natural de Mirandela, que atua na equipa espanhola do Viña Valdepeñas está entre os nomeados para a 21ª edição dos Futsalplanet Awards 2020.

A Futsal Planet anunciou a lista dos 10 nomeados, sendo Edu o único português desta restrita galeria que tem também dois guarda-redes brasileiros a atuarem no campeonato português: Guitta do Sporting, e Diego do Benfica.

O mirandelense de 24 anos, natural de Mirandela, não esconde o entusiasmo após ter recebido a notícia. "Estar nos dez melhores do mundo para mim já é um prémio e é graças a este tipo de reconhecimento que me dá mais vontade de continuar a trabalhar para evoluir ainda mais", refere.

Edu Sousa já foi eleito, em julho, de 2020, o Melhor Guarda-Redes da Liga espanhola de Futsal, tendo sido fundamental para a excelente campanha do Valdepeñas que na época passada foi vice-campeão nacional e finalista vencido da Taça de Espanha.

Agora, apesar de admitir que será difícil ser escolhido como melhor do mundo, não exclui a hipótese de acontecer uma surpresa. "Sei que é difícil porque os guarda-redes que estão nesta lista ganharam títulos em Espanha, em Portugal, na Champions League, mas quem sabe se não pode acontecer uma surpresa", diz.

Edu Sousa já tem 4 internacionalizações pela seleção portuguesa, a última das quais em janeiro de 2020 para a Ronda de Elite, onde a seleção das Quinas garantiu a qualificação para o Mundial a disputar, este ano, na Lituânia, de 12 de setembro a 3 de outubro.

Para o guarda-redes, esta nomeação também pode ajudar na sua afirmação como titular da seleção portuguesa. "Estar nomeado, ajuda a melhorar a minha imagem e as pessoas a verem o meu trabalho, pelo que espero continuar a ser chamado à nossa seleção. É um orgulho defender as cores do meu país", conclui.

Eduardo Sousa Veiga é natural de Mirandela, mas reside em Espanha há mais de uma década. Depois de ter atuado dois anos no Osasuna Magna, o jovem guarda-redes assinou pelo Viña Valdepeñas até 2023.

Os 10 nomeados

Careca (MFK Atyrau) Didac Oltra (Barcelona) Eduardo Sousa (Viña Valdepeñas) Guitta (Sporting) Higuita (Kairat Almaty) Jesús Herrero (Inter Movistar) Diego Roncaglio (Benfica) Alireza Samimi (Mes Sungun Varzaghan) Albert Tsaider (MFK KPRF Moscow) Willian (JEC/Krona Futsal).

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de