- Comentar
A cidade de Santos, no litoral do estado de São Paulo, está parada por causa do cortejo fúnebre de Pelé. O jogador começou a ser velado na madrugada de segunda-feira, na Vila Belmiro, o estádio do Santos Futebol Clube.
Relacionados
"Os Pelezinhos", um clube de Setúbal dedicado aos mais novos em homenagem ao rei
"Há uma dívida da cultura brasileira para com Pelé"
FPF determina minuto de silêncio por Pelé em todas as provas até domingo
Às 10 horas da manhã locais desta terça-feira (13h00 no horário de Lisboa), realiza-se o cortejo do corpo do Rei do Futebol por diversas regiões da cidade: da Vila Belmiro irá para o Memorial Necrópole Ecuménica, que fica a menos de um quilómetro do estádio.
O funeral, no entanto, passará por um outro bairro, o Canal 6, onde vive dona Celeste, a mãe de Pelé, com 100 anos completados no passado dia 20 de novembro.
A prefeitura de Santos bloqueou 12 ruas por causa do enorme fluxo de fãs de Edson Arantes do Nascimento previsto na região do estádio
E a polícia militar já informou que, dada a presença de autoridades brasileiras e internacionais, vai destacar agentes do Comando de Policiamento da Capital, São Paulo, do policiamento Metropolitano, do Policiamento do Interior-6, do Policiamento de Choque, do Policiamento Rodoviário, do Policiamento de Trânsito, do Comando de Aviação e do Corpo de Bombeiros.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, já está desde segunda-feira em Santos, acompanhado do presidente da Conmebol, o organismo que gere o futebol na América do Sul, Alejandro Domínguez, e do presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ednaldo Rodrigues. O governador de São Paulo, senadores, deputados e juízes do Supremo Tribunal Federal também já passaram no local. Lula da Silva, recém-empossado presidente do Brasil, vai à cerimónia.
Clubes e jogadores a atuar na Europa, como Neymar, também formado no Santos, enviaram coroas de flores ou fazem-se representar por familiares.
Em paralelo, a imprensa brasileira e internacional realizam uma cobertura intensa e ao vivo de toda a cerimónia.