"Um livro é bom, um filme é bom, uma equipa é boa quando passam 20, 30, 40 anos e ainda falam nisso. E ainda falam dessa equipa. Se ainda falam, é porque gera emoção" - Pep Guardiola
O Brasil de 1982 foi uma história de amor que ainda combate a ditadura do resultadismo. A canarinha de Telê Santana (1931-2006) caiu perante a Itália, depois de um hat-trick de Paolo Rossi, e por isso não chegou às "meias" do Campeonato do Mundo em Espanha (bastava um empate e perdeu 3-2 na segunda fase de grupos). Mas aquele jeito de Zico e companhia, aquela maneira de jogar futebol e a magia ganharam o direito à imortalidade. O convidado deste "Entrelinhas", programa de João Ricardo Pateiro que vai para o ar às quartas-feiras (20h), é Diogo Tenuta, neto do selecionador brasileiro.
O onze do Brasil de 1982 pela voz do neto do selecionador brasileiro
O legado do avô e os cânticos dos adeptos do São Paulo
"Era um onze espetacular", afirma Diogo Tenuta, depois de recordar um a um os soldados dos pés com mel. O neto de Telê Santana, de 35 anos, até já sabe o que é a aventura do banco, com a responsabilidade de treinador: já treinou os juvenis do Reggiana, em Itália, e agora, enquanto cumpre o terceiro ano de Ciências do Desporto na FADEUP, é treinador nas camadas jovens do Infesta.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
A pegada do seu avô, com quem viveu uns tempos, não se limita a esse Mundial. Os adeptos do São Paulo não o esquecem. "No mundo não deve haver clube que, num título ou assim, ainda grita o nome dele. Foi onde ele teve maior sucesso, entre clubes. Até hoje eles gritam o nome do meu avô no estádio. " Neste clube Santana venceu duas Libertadores, duas Intercontinentais e um Brasileirão.
Diogo Tenuta não vai à bola com Scolari e explica porquê
Portugal e as hipóteses de vencer o Mundial 2018
O sonho do neto é seguir as pisadas do avô. Gosta muito de Guardiola, alguém que gostaria de conhecer, mas também de homens como Marco Silva, Jorge Jesus e Paulo Fonseca. Já com Luiz Felipe Scolari é que não vai à bola, pelo estilo, embora reconheça a história feita pela seleção portuguesa. Sobre essa mesma equipa, Diogo Tenuta diz que os portugueses podem sonhar com o Campeonato do Mundo 2018. Afinal, quem tem Cristiano Ronaldo pode sonhar com tudo...
Por que razão o avô se chamava Telê?
O "Entrelinhas" vai para o ar na TSF às quartas-feiras, às 20 horas. Veja aqui todos os programas.