A formação da casa bateu o Panamá por 1-0, graças a um golo de Clint Dempsey, aos 77 minutos, vingando o desaire da primeira fase, enquanto os mexicanos precisaram de prolongamento para superarem as Honduras (2-0).
Aldo De Nigris, aos 93 minutos, e o avançado do Manchester United Javier "Chicarito" Hernandéz, aos 99, selaram o triunfo dos detentores do título, que, na final de 2009, golearam os EUA por 5-0.
No Reliant Stadium, em Houston, perante 70 mil espectadores, Dempsey foi o "herói" dos norte-americanos, depois de uma jogada entre o ex-benfiquista Freddy Adu e Landon Donovan, ambos entrados na segunda parte.
Os EUA, que na primeira fase haviam perdido por 2-1 com o Panamá, estão, assim, na sua quarta final consecutiva e procuram o quinto título, depois dos triunfos em 1991, 2002, 2005 e 2007.
Por seu lado, o México, que já conta cinco cetros, vai disputar a sua sétima final, muito por culpa de Aldo De Nigris, que saltou do banco, aos 53 minutos, para decidir o encontro no tempo extra.
Na primeira parte do prolongamento, De Nigris foi determinante, ao marcar o primeiro golo e assistir "Chicarito" para o segundo, selando a primeira vitória sobre as Honduras, fora do México, em 13 anos.
A final da edição 2011 da Gold Cup está marcada para sábado, no Rose Bowl, em Pasadena, Califórnia, onde deverão marcar presença cerca de 90 mil espectadores.
Nas anteriores edições da prova, a vitória só fugir uma vez a México (cinco títulos) ou EUA (quatro), quando o Canadá venceu em 2000.