«A proibição do tabaco por parte da UEFA na terceira competição mais importante do mundo envia uma mensagem clara e de esperança aos homens e mulheres de toda a Europa sobre a importância de uma vida sem tabaco», subscrevem Dalli e Platini.
O Europeu de 2012 disputa-se entre 08 de Junho e 01 julho organizado conjuntamente pela Ucrânia e Polónia.
Dalli assinalou ainda as consequências que pode ter a decisão da UEFA, uma vez que, na sua opinião, «uma Europa sem fumo pode animar milhares de pessoas a virar as costas ao tabaco e fazer com que seja a saúde a ganhar o jogo».
Nesse sentido, pretendeu-se estender a esta competição desportiva os objetivos da campanha europeia contra o tabaco «os fumadores são imparáveis» com a qual a Comissão Europeia pretende inspirar e motivar as pessoas que querem deixar de fumar.
Platini, por seu turno, disse que a iniciativa está encaminhada para respeitar a saúde dos espetadores e a de todos aqueles que estão envolvidos na competição.
«Uma completa proibição do uso, venda e promoção do tabaco em todos os estádios da competição é uma demonstração clara do envolvimento da UEFA na altura de promover estilos de vidas saudáveis», explicou Platini.
O tabaco é a primeira causa de mortalidade evitável na União Europeia, sendo responsável por cerca de 650.000 mortes prematuras por ano.