Jorge Silvério reconhece que Paulo Bento «tem feito o possível para retirar pressão» de Cristiano Ronaldo. E esse trabalho começou logo que assumiu o comando técnico da selecção nacional, ainda na fase de apuramento para o campeonato da Europa.
Mas não é fácil manter o jogador a salvo dessa pressão. «É o melhor jogador da prova, um dos melhores do mundo que sente a pressão de ganhar a Bola de Ouro. Está criado um clima para haver falta de confiança», explica o professor Jorge Silvério.
O perfeccionismo do capitão da equipa das quinas também não ajuda nestas situações e se juntarmos a estes dados «alguns falhanços recentes, incluindo penáltis, vemos que tudo contribui para o jogo de ontem», em que Ronaldo falhou dois golos que, normalmente, não desperdiça.
A sombra de Messi também pairou em Lviv, nas declarações de Ronaldo após a vitória contra a Dinamarca. «Claramente é um dos factores que está a prejudicar. Essa comparação está sempre presente e as declarações mostram que não está concentrado na tarefa; também pensa na vitória na Bola de Ouro», conclui Jorge Silvério.