Portugueses prudentes quanto a participação no Euro, indica Barómetro

O barómetro da Eurosondagem para a TSF/Sportv Tv /DN /JN /O Jogo, na véspera da partida da seleção das "quinas" para a Polónia, indica que as expectativas não estão muito elevadas em relação à participação no Euro2012.

As expectativas não parecem estar muito elevadas quanto à campanha da equipa nacional no Euro2012, e a divisão de opiniões reflete alguma prudência na forma como os portugueses olham para a seleção.

Para começar, a maior fatia pensa que Portugal não vai passar da fase de grupos, 28,1 por cento dos inquiridos está pessimista quanto ao desempenho.

A partir daqui nota-se um maior equilíbrio entre os restantes, aqueles que admitem uma qualificação frente a Alemanha, Holanda e Dinamarca: 17,5 por cento entendem que Portugal ficará pelos quartos-de-final e 16,8 por cento admitem que a seleção conseguirá uma presença nas meias-finais.

Depois há 11,8 por cento que estão convictos de que Portugal repetirá o Euro2004, ou seja, chega à final, mas perde.

Finalmente, a faixa dos realmente otimistas: 16 por cento dos inquiridos acredita que Portugal vai sagrar-se campeão do Europeu de futebol em 2012.

Ficha Técnica:

Este estudo de opinião foi realizado nos dias 31 de Maio e 1 de Junho pela Eurosondagem para a TSF/Sportv Tv /DN /JN /O Jogo. Foram validadas 1027 entrevistas, sendo 50,8 por cento a indivíduos do sexo feminino.

A amostra foi estratificada por região: Norte com 20,4 por cento, área metropolitana do Porto 14,4 por cento, região Centro 28 por cento, área metropolitana de Lisboa 27,3 por cento, e Sul , 9,9 por cento.

O erro máximo da amostra é de 3,06 por cento para um grau de probabilidade de 95 por cento.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de