Em comunicado, a UEFA explicou que «a Federação Alemã de futebol (DFB) está acusada pelo arremesso de projéteis de papel por parte dos seus adeptos, enquanto a Federação Portuguesa de futebol (FPF) enfrenta um inquérito pelo atraso no pontapé inicial da segunda parte», indicando que ambas seleções podem ser multadas, numa decisão agendada para quinta-feira.
Os jogadores portugueses foram alvejados com dezenas de bolas de papel no decorrer da primeira parte do Alemanha-Portugal, que terminou com a vitória germânica por 1-0.
Durante um encontro, os adeptos alemães foram avisados através do sistema sonoro de que, caso o arremesso de «projéteis» de papel continuasse, a sua equipa seria punida.
A UEFA instaurou inquéritos disciplinares a três das oito seleções que jogaram nos primeiros dois dias do Euro2012, que decorre até 01 de julho na Polónia e Ucrânia, com a Rússia a ser a primeira equipa sob alçada disciplinar, depois de os seus adeptos terem provocado distúrbios no estádio de Wroclaw, na Polónia, na sexta-feira.
Ouvido pela TSF, Carlos Godinho, diretor Desportivo da Federação Portuguesa de Futebol, disse que se trata de «uma situação que acontece com frequência neste tipo de jogos».