A equipa de arbitragem liderada por Pedro Proença está preparada para o seu primeiro jogo no Euro 2012. O árbitro lisboeta, que terá como auxiliares Ricardo Santos e Bertino Miranda e como adicionais de baliza Jorge Sousa e Duarte Gomes, vai dirigir o Espanha - Républica da Irlanda, referente ao grupo C.
«Eles trabalharam muito e acho que trabalharam bem. Fizeram-no com grande profissionalismo e paixão. Estou muito confiante de que farão uma boa estreia, num jogo tenso em que as duas equipas precisam de ganhar», afirmou à TSF Vitor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF.
Classificando este dia como importante para a arbitragem portuguesa, Vítor Pereira espera que «seja feliz e tenha acerto nas suas decisões».
O facto de ter apitado a final da Liga dos Campeões, impõe ainda mais respeito ao jogadores. « O que aconteceu na final da champions aumentou o seu prestigio no âmbito europeu. Todos os desempenhos ao mesmo nível aumentarão também o respeito, a confiança, mas também as expectativas. Os erros que eventualmente possam acontecer são menos aceitáveis, que os de um árbitro de quem esperamos menos. Esse é um factor a ter em conta, quando colocamos na balança estas matérias do prestigio e da competência», concluiu.