FC Porto marca sete ao Portimonense, garante Champions e reforça invencibilidade

Veja os golos. Dragões chegam aos 58 jogos sem perder no campeonato.

Taremi, Grujic, Taremi, Evanílson, Taremi, Pepe, Evanílson. Foi nesta ordem - e com estes autores - que o FC Porto celebrou, este sábado, uma vitória por 7-0 sobre o Portimonense que assinala o 58.º jogo consecutivo sem perder para a liga portuguesa e garante desde já a presença portista na próxima edição da Liga dos Campeões. Os dragões somam 82 pontos, mais nove do que o Sporting, que se vê assim obrigado a vencer o dérbi deste domingo, frente ao Benfica.

Começou com uma pequena surpresa o jogo no estádio do Dragão. Pepê surgia como lateral direito do FC Porto, no lugar habitualmente ocupado por João Mário. A posição não lhe é completamente estranha, já que tem acabado muitos jogos como o membro mais à direita do setor recuado, mas não é costume que comece a partida nesse posto. Surgia-lhe como companheiro o internacional português Otávio, que flutuava entre o meio campo e o corredor direito.

A resistência do Portimonense - que ainda chegou a conseguir assustar o FC Porto, tanto por iniciativa própria como por um erro de Zaidu que quase isolou Aponza - durou 20 minutos. Num ataque muito direto, os dragões apostaram no corredor central para uma transição rápida e acabaram por encontrar Fábio Vieira sobre o corredor esquerdo. Cruzou, Taremi recebeu quase de costas para a baliza e, de pé esquerdo, atirou a contar.

Estava aberta a porta. Sete minutos depois, e num pontapé de canto que parecia ter sido desperdiçado, Grujic aproveitou a confusão à boca da baliza para, em queda, rematar para o 2-0.

E como não há duas sem três, o 3-0 chegou aos 34'. Otávio desmarcou-se nas costas de Lazaar e, já na grande área, foi empurrado. Tiago Martins apontou para a marca de penálti e Taremi converteu.

Outros cinco minutos, outro golo. Desta vez, Pepê deixou a linha lateral e veio até à entrada da grande área para descobrir Evanílson a desmarcar-se. O avançado recebeu em corrida e, descaído sobre a direita da grande área, atirou cruzado e rasteiro para o 4-0.

A golear ao intervalo, Sérgio Conceição aproveitou para mexer na equipa desde cedo, pelo que Otávio e Zaidu já não voltaram a pisar o relvado: Francisco Conceição e Wendell entraram para os seus lugares. O que também entrou logo no início da segunda parte foi a bola, e de novo na baliza do Portimonense.

Vitinha deu a Fábio Vieira que, sobre a direita, cruzou para o segundo poste. Taremi saltou e cabeceou, sozinho, para o 5-0, completando um hat-trick.

Mas havia mais guardado nesta noite para as bancadas do Dragão. Num novo pontapé de canto, desta vez sobre o lado esquerdo, a bola encontrou Pepe a cabecear para a baliza onde Payam já não estava.

Depois de marcar, Pepe também quis ajudar a construir um golo. Lançou Francisco Conceição sobre a direita e Taremi acabou por rematar ao poste. O português aproveitou a bola perdida para tirar um cruzamento que encontrou Evanílson pronto a disparar para o 7-0.

Sérgio Conceição aproveitou para novas mexidas: tirou Taremi, Pepe e Vitinha para lançar Toni Martínez, Fábio Cardoso e Eustáquio. Começava o alívio do acelerador numa noite de festa no Dragão: com esta vitória fica assegurada a entrada direta na próxima edição da Champions. Além disto, este domingo celebram-se os 40 anos da eleição de Pinto da Costa como presidente dos dragões. O mote está dado.

Onze do FC Porto: Diogo Costa, Pepê, Mbemba, Pepe, Zaidu, Grujic, Fábio Vieira, Vitinha, Otávio, Evanílson e Taremi

Onze do Portimonense: Payam, Fahd Moufi, Lazaar, Dacosta, Pedro Sá, Jocu, Sana, Anderson, Carlinhos, Aponza e Fabrício

O jogo foi arbitrado por Tiago Martins, assistido por Bruno Jesus e Hugo Ribeiro. No VAR esteve Vítor Ferreira.

Suplentes do FC Porto: Marchesín, Fábio Cardoso, Francisco Conceição, Galeno, Wendell, Toni Martínez, Fernando Andrade, Loader e Eustáquio

Suplentes do Portimonense: Kosuke, Samuel, Luquinha, Relvas, Paulo Estrela, Diogo, Angulo e Bruno Reis

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de