- Comentar
O português Fernando Pimenta conquistou, este sábado, a medalha de ouro em K1 1000 metros no campeonato do mundo de canoagem ao bater o húngaro Balint Kopasz na final da prova em Copenhaga, aumentando para dois os pódios de Portugal na Dinamarca.
Na pista quatro, Pimenta completou a prova em 3.25,82 minutos, superando o campeão olímpico por 67 centésimos. O bielorrusso Aleh Yurenia conquistou o bronze, gastando mais 4,65 segundos do que o português.
Esta época, Fernando Pimenta foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 e vice-campeão da Europa.
Em Mundiais, em K1 1000 metros, Fernando Pimenta foi campeão em 2018, em Montemor-o-Velho, vice em 2017 na República Checa e bronze em 2015 em Itália e 2019 na Hungria.

Leia também:
"Ano muito duro." Fernando Pimenta esteve para não participar no mundial de canoagem
Este é o segundo pódio de Portugal nos Mundiais, depois do bronze conquistado na canoagem adaptada, em VL2 200, por Norberto Mourão, que foi igualmente bronze nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
No Twitter, o primeiro-ministro, António Costa, felicitou o atleta.
"Felicito o canoísta Fernando Pimenta que se sagrou hoje campeão do mundo de K1 1000m, em #Copenhaga. Mais um grande momento para o desporto português. Felicito igualmente o canoísta Norberto Mourão pelo bronze conquistado nestes mundiais", pode ler-se na publicação.
Marcelo Rebelo de Sousa fez o mesmo, no site da Presidência.
"Depois do bronze olímpico, Fernando Pimenta conquistou ao campeão olímpico e mundial o merecido título. Uma conquista extraordinária de um atleta extraordinário que representa Portugal ao mais alto nível e muito orgulha o Presidente da República e todos os Portugueses", escreveu o Presidente da República.