- Comentar
"Esta é a história de Fernando Santos contada por outros, por aqueles que fazem parte da sua vida, dentro e fora das quatro linhas". É desta forma que é apresentado o novo trabalho de António Tadeia. O jornalista ouviu amigos e colegas do selecionador, leu entrevistas, reuniu testemunhos.
O livro "Do Sonho à Vitória - os segredos da liderança de Fernando Santos", editado pela Oficina do Livro, junta momentos da vida do homem que por estes dias concentra atenções.
"O Fernando Santos é uma pessoa muito diferente do que as pessoas em casa acham que é. Muito mais divertida", garante António Tadeia, que assumiu a missão de mostrar quem é a pessoa por detrás do selecionador.
Ouça a conversa de Fernando Alves com António Tadeia na Manhã TSF.
E que pessoa é essa, afinal? Um homem de fé. "Não falo de fé em Deus. Acho que fé ali é sobretudo a capacidade para acreditar em tudo aquilo que merece a pena", revela o jornalista. "Fernando Santos acredita verdadeiramente na capacidade das suas equipas".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Em conversa com Fernando Alves na Manhã TSF, António Tadeia lembra as palavras do mister no Europeu de 2016 quando garantiu que não voltava a casa antes de 11 de julho. "Estava lá e achei que era Marketing que estava a ser deitado em cima da mesa. Mas todas as pessoas que o conhecem garantem que ele estava mesmo a acreditar no que estava a dizer".
Para o jornalista, é crença pura. O próprio Fernando Santos se confessa "um homem de fé, não de fezadas". Mesmo sendo um jogador de cartas, é daqueles que decora os baralhos dos adversários.
António Tadeia lembra um homem firme, que procura manter consensos, preocupado com a vida dos jogadores. Um homem de equipa, que gosta de juntar pessoas à volta da mesa e conserva os amigos que tem.
"Do Sonho à Vitória - os segredos da liderança de Fernando Santos", de António Tadeia, tem edição da Oficina do Livro.

© TSF