O mesmo departamento explicou à Lusa que as leis do jogo em vigor na altura «não eram aplicadas nessa competição», pelo que a FIFA «nunca se referiu aos vencedores da Taça Latina em quaisquer das suas publicações».
Desta forma, a Taça Latina não deve figurar na lista de troféus internacionais oficiais conquistados pelo Benfica, pelo que o FC Porto passou mesmo a ser o clube português com mais títulos desde o último domingo, quando conquistou a 16ª Taça de Portugal da sua história, somando um total de 69, contra 68 do Benfica.
O FC Porto pode dilatar a vantagem para o Benfica já no início da próxima época, pois terá logo no arranque da temporada dois troféus para disputar: a Supertaça de Portugal, novamente diante o Guimarães, e a Supertaça Europeia, contra FC Barcelona ou Manchester United, que disputam no próximo sábado a final da Liga dos Campeões.
Este departamento da FIFA acrescentou que a Taça Intercontinental, ganha pelo FC Porto em 1987 e em 2004 (última edição) é reconhecida oficialmente pela FIFA «desde a sua criação», em 1960, mesmo quando passou a chamar-se Taça Toyota, a partir de 1980.
No entanto, só a partir de 2005, ano em que a FIFA começou a organizar o Mundial de Clubes, é que passou a ser consagrado pelo organismo o clube campeão do Mundo.
O FC Porto é identificado pela FIFA como vencedor da Taça Toyota, até 2004 disputada apenas entre o campeão europeu e o sul-americano.