O Benfica venceu a Taça de Portugal, depois de um encontro com o Vitória de Guimarães debaixo de chuva. Os encarnados venceram por 2-1 no Estádio Nacional. É a 26ª Taça de Portugal do Benfica e a 11.ª 'dobradinha'.
Depois de uma primeira parte que terminou a zero, o mexicano Raúl Jiménez, aos 48 minutos, e o argentino Eduardo Salvio, aos 53, apontaram os tentos dos 'encarnados', enquanto o sul-africano Zungu marcou o golo dos minhotos, aos 78.
Jiménez faz o primeiro no Jamor, Salvio faz o segundo, Zungu marcou pelo V. Guimarães
Raul Jiménez adiantou o marcador ao Benfica logo no início da 2ª parte, aos 48 minutos. Salvio fez o 2-0 na sequência de um cruzamento de Nelson Semedo. Zungu marcou depois pelo Vitória.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
1ª parte sem golos
Terminou a primeira parte no Jamor, sem golos. Benfica e Vitória de Guimarães foram para intervalo com empate a zero.
10 detenções por artefactos pirotécnicos
A Polícia de Segurança Pública deteve até agora dez pessoas pela posse de artefactos pirotécnicos. Até agora, não decorreram mais problemas.
Estádio cheio, chove intensamente
Chove com intensidade, mas nada cala os adeptos do Benfica e do Vitória de Guimarães.
Marcelo Rebelo de Sousa também já chegou
O presidente da república disse que a final da Taça "é sempre uma grande festa" e "um momento simbólico e irrepetível". Marcelo lembrou ainda que defende o video-árbitro "desde a primeira hora" e está, por isso, "muito feliz por poder assistir como presidente da república" ao primeiro jogo com esta inovação. E sim, já fez piqueniques no Jamor quando o Sporting de Braga marcou presença em finais da taça.
Primeiro-ministro já está no Jamor
À chegada, António Costa disse que espera que seja um grande jogo e que a melhor equipa saia vencedora". Quanto ao video-árbitro, o chefe de governo concorda e acrescenta que "não faz sentido nenhum não podermos aproveitar as tecnologias. se imaginarmos o esforço que o árbitro tem de fazer (...) se pudermos contar com essa ferramenta é melhor para todos e para a verdade desportiva.
Onzes iniciais
Benfica vai alinhar com Ederson, N. Semedo, Luisão, Lindelöf, Grimaldo, Fejsa, Pizzi, Cervi, Salvio, Raúl e Jonas. Já o onze do V. Guimarães é composto por Miguel Silva, Gaspar, Josué, Pedrão, Konan, Miranda, Zungu, Hurtado, Raphinha, Hernâni, Marega.
A final da Taça de Portugal
Este jogo marca oficialmente a estreia do video-árbitro em Portugal, um sistema de video para apoiar as decisões da equipa de arbitragem.
João Ferreira, vice-presidente do conselho de arbitragem explica as quatro ocasiões em que os árbitros vão poder recorrer ao vídeo.
As quatro possibilidades de recurso ao sistema de vídeo.
Os árbitros do ecrã para esta final da taça são Jorge Sousa e Artur Soares Dias. O jogo é apitado por Hugo Miguel
Este jogo é uma reedição da final de há 4 anos, quando Rui Vitória, pelo Guimarães, ganhou ao Benfica. O Guimarães, agora treinado por Pedro Martins, tenta repetir essa conquista de 2013. Os encarnados querem a "dobrinha" (ganhar a taça depois do campeonato).