Quando o jogo parecia ir terminar empatado, Hugo Viana cobrou rapidamente um livre a mais de 50 metros da baliza adversária, ainda no meio campo bracarense, tendo beneficiado da atrapalhação do guarda-redes Serginho, que escorregou e não conseguiu impedir o grande golo do médio, conta a Lusa.
Para a inédita qualificação dos bracarenses para esta fase da prova bastava um empate, mas o tento tardio de Viana veio conferir justiça ao que se passou nas quatro linhas, perante o último classificado da Liga de Honra, que deixou uma imagem razoável na primeira parte, mas que não existiu no segundo tempo.
A turma orientada por Leonardo Jardim entrou bem em jogo e logo aos quatro minutos Douglão cabeceou à barra depois de um canto de Hugo Viana da direita, tendo o Portimonense respondido com um rápido contra-ataque, com Ben Traoré a cruzar da esquerda e Elderson a cortar no limite quando Zambujo se preparava para encostar (20).
A equipa de Portimão foi equilibrando a contenda, mas o Sporting de Braga podia ter marcado aos 36 minutos, quando Hugo Viana não aproveitou uma autêntica oferta de Ruben Fernandes e rematou contra Serginho.
Logo a abrir o segundo tempo (47), Nuno Gomes desviou de cabeça para uma grande defesa de Serginho, após centro de Miguel Lopes, e, pouco depois, o guarda-redes que chegou de Guimarães na reabertura de mercado voltou a destacar-se, ao parar dois remates fortes de Hélder Barbosa (54 e 57).
O Portimonense não existiu ofensivamente na segunda parte, com excepção de uma fugida de Zambujo pela esquerda, que Berni anulou bem (68), mas, antes, já o Braga, por Hugo Viana (61) e Nuno Gomes (66), estivera perto de inaugurar o marcador.
Num jogo disputado no Estádio Municipal de Braga, arbitrado por Carlos Xistra, de Castelo Branco, perante 4468 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Sporting de Braga: Berni, Miguel Lopes, Douglão, Ewerton, Elderson, Custódio, Hugo Viana, Mossoró (Carlão, 72), Paulo César (Alan, 64), Hélder Barbosa e Nuno Gomes (Ukra, 79).
Suplentes: Quim, Salino, Vinícius, Rivera, Ukra, Alan e Carlão.
Portimonense: Serginho, Ricardo Pessoa, Hugo Carreira, Eridson, Ruben Fernandes, Semedo, Pedro Oliveira (Vítor, 69), Zambujo (Daniel Lemos, 77), Luís Carlos, Robson (Jonas, 81) e Ben Traoré.
Suplentes: Carlos Henriques, Jonas, Daniel Lemos, Vítor, Simy, Willen e Dodó.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Douglão (84) e Semedo (90+5).