A estreia de Portugal nos Jogos do Mediterrâneo

Pela primeira vez, uma representação portuguesa vai estar nos Jogos do Mediterrâneo. É a maior equipa nacional de sempre, numa competição desportiva com mais de 230 elementos.

Tarragona, na Catalunha, recebe a partir desta sexta-feira, a maior representação desportiva de Portugal de sempre, numa competição internacional.

Os Jogos do Mediterrâneo vão durar pouco mais de uma semana.

Mais de 230 atletas de 29 modalidades, constituem a maior representação portuguesa de sempre numa competição desportiva.

Os primeiros a entrar em prova são os arqueiros, ou seja, os praticantes de tiro com arco, que vão competir coletiva e individualmente.

José Almeida é o treinador que acompanha a equipa portuguesa. À TSF, admitiu que espera um brilharete.

A equipa portuguesa é composta por Domingos Vaquinhas e Luís Gonçalves, do C.C.D. Sintrense, e Jorge Alves, do Sporting Clube de Portugal.

A concorrência é forte, lembra o treinador.

Quanto aos jogos, são uma míni-olimpíada, que junta 26 países do norte de África, da Ásia, e da Europa.

Alguns, como Portugal, nem têm costa mediterrânica.

4000 atletas vão competir em 33 modalidades, que vão das mais tradicionais, como o atletismo, a natação, o futebol e o voleibol, até outras, menos habituais, como a motonáutica ou o esqui aquático.

Para lá do tiro com arco, o primeiro dia marca a estreia do futebol e do voleibol, mas o momento alto será a cerimónia de abertura.

Os Jogos do Mediterrâneo começaram a disputar-se em 1971.

Esta é a XVIII.ª edição, a primeira que conta com Portugal, que só no ano passado integrou o comité de países que organiza os Jogos.

Numa conversa com o Almoço TSF, Marco Alves, o chefe da missão portuguesa designado pelo Comité Olímpico de Portugal, explicou que é importante para os atletas portugueses participarem neste tipo de provas multidisciplinares, que permitem outro tipo de vivências, diferentes das competições continentais ou globais, de uma única modalidade.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de