Mundial 2010

César Peixoto e Nuno Assis são as grandes novidades

A chamada de César Peixoto, do Benfica, e Nuno Assis, do Vitória de Guimarães, são as grandes novidades nos convocados do seleccionador português de futebol para os dois últimos encontros de qualificação para o Mundial de 2010, com a Hungria (10 de Outubro, na Luz) e Malta (14, em Guimarães).

Além de César Peixoto e Nuno Assis, destaque ainda para o regresso do lateral Paulo Ferreira, do Chelsea, que não esteve nos últimos encontros, devido a lesão. 
 
Face à entrada destes três jogadores, e em relação aos eleitos para os encontros na Dinamarca (1-1 a 05 de Setembro) e Hungria (1-0 a 09), Carlos Queiroz excluiu o lateral direito Miguel (Valência), o central José Castro (Deportivo) e o médio Maniche (Colónia). 
 
Os restantes 19 eleitos são "repetentes" em relação aos derradeiros dois encontros, num lote em que se inclui o avançado luso-brasileiro Liedson, que se estreou - e logo a marcar - na Dinamarca.
   
De fora, continuam, entre outros, o avançado Hugo Almeida, do Werder Bremen, que está na fase final da recuperação de uma lesão que já o tinha afastado dos dois encontros realizados em Setembro.

«O conjunto de jogadores que está nesta convocatória dá-me garantias. Estou optimista de que vamos cumprir os nossos objectivos, que passam por ganhar os dois jogos, com a Hungria e com Malta», disse o seleccionador luso, citado pelo sítio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
   
Carlos Queiroz foi claro: «Temos uma boa equipa, jogadores convictos, um espírito de grupo fantástico e uma vontade extrema de conseguir o grande objectivo, que é qualificarmo-nos para o Mundial».
 
«Há um jogador que eu convoco de forma inequívoca, que são os nossos adeptos. Com a ajuda do Cristiano Ronaldo, do Simão, do Pepe, do Bruno Alves e de todos os outros, este jogador fantástico, que são os nossos adeptos, vai ajudar-nos a ganhar», finalizou.
 
A dois encontros do final do Grupo 1 Europeu de qualificação para o Mundial de 2010, Portugal segue no terceiro lugar, com 13 pontos, contra 15 da Suécia, segunda classificada, e 18 da líder Dinamarca. 
 
A formação das "quinas" precisa de vencer os dois encontros, mas, mesmo nesse caso, não depende de si própria para garantir o segundo lugar e o consequente apuramento para o "play-off".

Lista dos 22 convocados:
 
Guarda-Redes: Beto (FC Porto), Eduardo (Sporting de Braga) e Rui Patrício (Sporting).
 
Defesas: Bosingwa (Chelsea, Ing), Bruno Alves (FC Porto), Paulo Ferreira (Chelsea, Ing), Pepe (Real Madrid, Esp), Ricardo Carvalho (Chelsea, Ing), Rolando (FC Porto) e César Peixoto (Benfica).
  
Médios: Deco (Chelsea, Ing), Duda (Málaga, Esp), João Moutinho (Sporting), Miguel Veloso (Sporting), Raúl Meireles (FC Porto), Tiago (Juventus, Ita) e Nuno Assis (Vitória de Guimarães).
 
Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid, Esp), Liedson (Sporting), Nani (Manchester United, Ing), Nuno Gomes (Benfica) e Simão (Atlético Madrid, Esp).