Veja os golos

Vitória arsenalista fecha época de Braga e Portimonense

Xadas, que fez o primeiro golo da conta pessoal, e Dyego Sousa marcaram.

O Sporting de Braga fechou a época 2018/19 com uma vitória segura sobre o Portimonense, por 2-0, com golos de Xadas e Dyego Sousa, num jogo de baixo ritmo e que serviu apenas para cumprir calendário.

PUB

Os bracarenses já sabiam há algum tempo que iriam terminar na quarta posição, fruto de uma ponta final 'desastrosa', como a apelidou o presidente dos minhotos, António Salvador, numa referência às cinco derrotas nas sete jornadas anteriores, enquanto os algarvios viram gorada a hipótese de subirem na tabela classificativa.

Os 'arsenalistas' vinham de três desaires consecutivos, mas um golo de Xadas, aos 12 minutos, conduziu a uma exibição que, não tendo sido de 'encher o olho', foi o suficiente para bater um conjunto algarvio muito desinspirado.

Dyego Sousa, aos 56 minutos, de grande penalidade, arrumou as contas de uma partida tipicamente de final de época, sem grande intensidade e com marcações menos cerradas.

Foi aproveitando esse espaço que Ricardo Horta serviu Esgaio que, com um passe atrasado, permitiu a Xadas rematar rasteiro, de primeira, inaugurando o marcador e a sua conta pessoal em toda a temporada.

Cinco minutos depois, Fransérgio ficou muito perto de marcar um dos melhores golos da temporada, mas Gonda conseguiu parar sobre a linha um tremendo 'chapéu' do médio brasileiro ensaiado ainda antes do meio-campo.

Um 'tiro' de Xadas obrigou o guardião japonês do Portimonense a defesa vistosa logo a seguir (18), e a melhor oportunidade dos algarvios na primeira parte surgiu aos 34 minutos, com Jackson a falhar o desvio após grande cruzamento de Bruno Tabata da esquerda.

Logo após o intervalo, António Folha lançou Henrique e Aylton Boa Morte, mas sem qualquer efeito - o Portimonense não existiu ofensivamente na segunda parte.

Abel Ferreira apostou em Murilo no reatamento e seria a equipa da casa a dilatar o marcador, de grande penalidade, que puniu mão de Jadson na área: Dyego Sousa, em 'branco' desde 10 de fevereiro, marcou o seu 15.º golo na I Liga, o 20.º do internacional português em todas as competições.

O Braga esteve perto do terceiro, por Wilson Eduardo e Murilo (87 e 90), mas Gonda mostrou muita atenção e, já em período de compensação, o Portimonense dispôs da melhor ocasião em todo o jogo, mas Aylton Boa Morte rematou ao lado.

  COMENTÁRIOS