EUROFIT

Eurofit - 1 / Sofá - 0

O objetivo não é marcar golos, nem ganhar o jogo. O adversário aqui é a obesidade e os comportamentos sedentários, para combate-los foi criado o EUROFIT, um estudo científico financiado pela Comissão Europeia que decorre em quatro países, incluindo Portugal.

O projeto é uma colaboração entre centros de investigação de 9 Universidades na Europa, 4 entidades públicas e privadas, e 13 clubes de futebol profissional. Em Portugal está a ser feito com adeptos do Sporting, Futebol Clube do Porto e Benfica e coordenado pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa.

PUB

Pedro Teixeira, professor responsável pelo projeto em Portugal destaca as regras programa como sendo a "promoção da atividade física e de uma alimentação mais saudável para a prevenção de doenças crónicas e melhoria do estilo de vida e da saúde, dirigido a adeptos de clubes de futebol profissional".

Para este projeto foram escolhidos homens saudáveis, até aos 65 anos e com excesso de peso. São adeptos dos três grandes clubes portugueses. As inscrições superaram e muito o número de vagas mas Pedro Teixeira admite a possibilidade de dar continuidade ao programa.

Só no Sporting as vagas esgotaram em dois dias. Este é um dos três clubes onde o programa EUROFIT está a decorrer, durante 12 semanas, mas o programa de treinos é "para continuar para a vida", dizem os treinadores.

O EUROFIT está a decorrer nesta altura no Sporting, Benfica e Futebol Clube do Porto.