Fotogaleria

Lembra-se deles? Há 15 anos o Boavista foi campeão nacional

Foi a 18 de maio de 2001, uma sexta-feira, que se escreveu uma nova página no futebol português. Veja aqui as imagens.

Foi há precisamente 15 anos. O Boavista entrava para a restrita equipa de campeões nacionais. Foi o quinto clube a conseguir conquistar o título. Fora os três grandes, só o Belenenses, em 1946, venceu um campeonato.

Com 77 pontos, mais um do que o FC Porto, segundo classificado, os axadrezados conquistaram a glória. Nessa época de época 2000/2001, o Sporting ficou em terceiro lugar, seguido do Braga, União de Leiria e Benfica, sexto classificado.

Com Jaime Pacheco aos comandos, o plantel contava com William, Ricardo, Rui Óscar, Frechaut, Quevedo, Erivan, Sérgio Carvalho, Litos, Pedro Emanuel, Marçal, Duda, Petit, Rui Bento, Geraldo, Jorge Silva, Pedro Santos, Gouveia, Sanchez, Jorge Couto, Martelinho, Rogério, Silva, Demétrios e Whelliton. João Loureiro era o presidente.

O dia entrou para a história. A 18 de maio de 2001, o Boavista derrotava o Desportivo das Aves por 3-0 no Estádio do Bessa. Era campeão nacional.

Uma semana depois, terminava o campeonato. O Boavista perdeu com o FC Porto nas Antas por 4-0.

Mas nessa altura já era campeão. E a festa estendeu-se a toda a cidade do Porto.

Depois da glória, o clube conheceu dias mais sombrios.

Em 2008, no âmbito do processo "Apito Final", o Boavista desceu à segunda divisão. A Comissão Disciplinar da Liga decidiu castigar o clube por coação sobre diferentes equipas de arbitragem na época 2003/2004.

Passados 15 anos, o Boavista recupera. Este ano terminou o campeonato em 14.º lugar.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.