Desporto

Mais um ano, mais uma vez o melhor do mundo. Quem? Ricardinho

O mágico ultrapassou Falcão, considerado por muitos o melhor jogador de futsal de sempre, ao ser distinguido pela quinta vez, quarta consecutiva, o melhor jogador de futsal do mundo.

O jogador português de 32 anos dos espanhóis do Inter Movistar voltou a ser considerado o melhor jogador do mundo pelo site Futsal Planet, que tem a chancela da FIFA. Ricardinho obteve 917 pontos contra 508 do segundo classificado, o espanhol Carlos Ortiz Jiménez. Em terceiro ficou o argentino Santiago Basile. Rodolfo Fortino, atleta do Sporting, ficou em sétimo lugar.

PUB

Este prémio é o coroar de um ano perfeito para Ricardinho, em que o jogador português conquistou o campeonato espanhol e a UEFA Futsal Cup, o título europeu da modalidade.

Com esta distinção, Ricardinho passa a somar cinco distinções de melhor jogador do mundo, quatro de seguida e uma outra em 2010, ainda ao serviço do Benfica. Nunca nenhum jogador tinha atingido este registo, com Falcão, jogador brasileiro considerado por muitos o melhor de sempre na modalidade, a ter conquistado o prémio em quatro ocasiões.

Além de Ricardinho, Ana Catarina Silva Pereira, atleta do Benfica, foi considerada a segunda melhor guarda-redes do mundo pelo terceiro ano consecutivo. Naty Silva, guarda-redes do Sporting, ficou em oitavo lugar.

Nas outras distinções, o Sporting foi considerado o terceiro melhor clube do mundo, prémio vencido pelo Inter Movistar. Já Nuno Dias, treinador dos leões, foi eleito o sexto melhor técnico da modalidade.

Janice Silva, ala do Benfica foi considerada a sexta melhor jogadora do mundo de futsal.