Mundial 2018

O sonho começa agora. Milhões de olhos postos na Rússia

Chegou o dia do pontapé de saída. O mundo vai estar de olhos postos na Rússia, com milhões de espectadores atentos a uma cerimónia mais curta do que nas edições anteriores.

SIGA AQUI TODA A EMOÇÃO DO MUNDIAL 2018

Com capacidade para 80 000 espectadores, o estádio Luzhniki em Moscovo será o palco da cerimónia de abertura do campeonato do mundo. Terá como anfitrião Ronaldo, o astro brasileiro, e ao contrário de outras edições durará apenas meia hora. Uma cerimónia mais simples, centrada nos momentos musicais trazidos pelo cantor britânico Robbie Williams e pela soprano russa Aida Gariffulina. O guarda-redes espanhol do FC Porto, Iker Casillas, também vai pisar o relvado para apresentar a taça de campeão do mundo.

Logo depois a bola começa a rolar. O jogo inaugural vai opor a anfitriã Rússia à Arábia Saudita, as duas piores classificadas no ranking da FIFA entre as seleções que participam no torneio. O árbitro deste encontro terá uma ajuda preciosa. Pela primeira vez na história dos mundiais será possível recorrer à tecnologia do vídeo árbitro. Hoje só há um jogo agendado, daqui em diante, por norma, haverá três jogos para ver.

No total participam na fase final do campeonato do mundo 32 seleções e, de acordo com a empresa de tratamento de dados Gracenote, a seleção brasileira é a principal candidata à conquista do troféu, seguida da Espanha, Alemanha e Argentina. Menos possibilidade de êxito terão as duas seleções estreantes em fases finais de campeonatos do mundo: a Islândia e o Panamá.

Mas vamos a outros números. São 736 os jogadores que participam no torneio de 311 clubes. O emblema que mais jogadores tem na Rússia é o Manchester City, 16. O jogador mais alto é o croata Kalinic, 2,10 metros, o mais baixo é o saudita Yahia al-Sheris, 1,64 metros. Os jogadores mais novos do torneio têm 19 anos.

São alguns dos dados do Mundial que agora começa com várias pessoas em todo o mundo coladas à televisão até 15 de julho, dia da final. O Mundial anterior foi visto por mais de 3 mil milhões de pessoas.

A cerimónia de abertura, que conta com o músico e cantor Robbie Williams e com o jogador Ronaldo, "o Fenómeno", está marcada para esta quinta-feira, às 15h30, no estádio Luzhniki, em Moscovo, onde meia hora depois, às 16h, a equipa da casa defronta a Arábia Saudita.

A seleção portuguesa entra em campo esta sexta-feira, frente a Espanha, em Sochi. Ainda esta quinta-feira, a equipa faz o treino de adaptação ao relvado em Sochi às 15h30. Antes, haverá a conferência de imprensa habitual.

Fernando Santos conta com todos os 23 convocados, prontos para defrontar uma Espanha envolta em polémica, agora orientada por Fernando Hierro, depois de Julen Lopetegui ter sido despedido pela Federação de futebol espanhola.

  COMENTÁRIOS