manhã TSF

Saltillo. Quando os jogadores de futebol ganharam consciência de classe

"Deixem-nos Sonhar", de João Tomaz e Pedro Adão e Silva, chega esta quinta-feira às livrarias. As memórias do Mundial de 86, um momento marcante para a seleção nacional.

O caso Saltillo ficou para a história da seleção nacional. O "primeiro grande PREC do futebol português" aconteceu no Mundial do México, em 1986,

Mais de 30 anos passados, João Tomaz e Pedro Adão e Silva decidiram escrever um livro sobre uma história que tem sido mal contada.

Pedro Adão e Silva explica que com este livro procuraram mostrar que "o que se passou no futebol português naquela altura correspondia a um conjunto de transformações que estavam a ocorrer no país. E o próprio título, "Deixem-nos Sonhar", reflete um pouco isso. José Torres disse "Deixem-me sonhar", ele queria sonhar antes do jogo em Estugarda contra a Alemanha que qualifica Portugal".

Tal como o país "sonha" com a Europa, a modernidade e a Democracia e vive um momento de transformação, "o futebol está também a transformar-se".

Qual é a verdade sobre Saltillo? O que é que se passou? Quem foram os protagonistas? O que é que estava em causa? Que impacto teve este episódio no futebol português? Perguntas a que o livro responde.

"Deixem-nos Sonhar", de João Tomaz e Pedro Adão e Silva, é editado pela Tinta da China.

TSF

Recorde Saltillo e veja as fotos de 86 aqui:
Ainda se lembra de Saltillo? Há 30 anos a seleção nacional entrava em greve

  COMENTÁRIOS