Sporting-FC Porto

"Se o Sporting perder com o FC Porto, adeus título"

Fernando Mendes diz que o Sporting tem uma palavra a dizer no clássico. Já Chaínho aposta numa vitória dos dragões.

De um lado Chaínho, 44 anos, antigo jogador do FC Porto. Do outro Fernando Mendes, 52 anos, antigo jogador do Sporting e também dos dragões. Os dois são amigos, antigos companheiros e foram campeões pela equipa portista na época 98/99 (o único título de Chaínho em três anos de azul e branco). Já Fernando Mendes representou o FC Porto durante três temporadas e foi campeão nas três.

Na antevisão do duelo entre Sporting e FC Porto, que acontece este sábado a partir das 15h30, os dois antigos atletas concordam num ponto que pode ser fulcral: o bom momento portista.

Quem abre as hostilidades é Chaínho, que faz notar que "o Porto, da maneira como está e se fizermos uma análise comparativa homem a homem nos dois plantéis, está mais forte." Mas, como diz o próprio, "atenção: o FC Porto tem sentido muitas dificuldades em jogar em Alvalade. Já não ganha lá há 10 anos." Ainda assim, e analisadas estas dificuldades, o momento dos dragões é risonho: "o Porto está mais capaz."

No contragolpe, Fernando Mendes não deixou o antigo colega sem resposta: "Eu dou sempre o favoritismo ao Sporting." A maior razão é o facto desta partida ser jogada em Alvalade, a casa dos leões, por isso "há um ligeiro favoritismo" para a equipa de Marcel Keizer. Ainda assim, Fernando Mendes alinha com Chaínho na análise da forma de ambas as equipas: "Se formos ver a consistência das equipas, é gritante. O FC Porto tem muitas mais soluções."

Decisivo para os leões

À partida para este jogo, Sporting e FC Porto estão separados por oito pontos, com vantagem para os dragões. Este jogo é por isso, na opinião de Chaínho, "uma final" para o Sporting. "É vital vencer. Caso contrário, adeus título", avisa o antigo médio.

Do lado de Fernando Mendes, as palavras não são mais otimistas. "Se o Sporting perder o clássico fica sem qualquer possibilidade." E, mesmo que o Sporting vença, "penso que o FC Porto não vai deixar fugir o título."

A razão está, defende Fernando Mendes, no plantel leonino. "O Sporting não tem plantel para ser campeão nacional. Consegue fazer um onze bom, mas depois faltam-lhe soluções. Falta-lhe coisas que os outros têm, que o FC Porto tem, que o Benfica tem".

Este duelo fora de campo não acaba sem que cada um dos protagonistas deixe a sua aposta para o 11 da equipa que vai apoiar.

A aposta de Chaínho para o onze do FC Porto: Casillas; Maxi Pereira, Eder Militão, Filipe e Alex Telles; Corona, Danilo, Herrera e Brahimi; Marega e Soares

A aposta de Fernando Mendes para o onze do Sporting: Renan Ribeiro; Bruno Gaspar, Coates, Mathieu e Jefferson; Gudelj, Miguel Luís e Bruno Fernandes: Raphinha, Nani e Bas Dost.

  COMENTÁRIOS