Desporto

Seleção Nacional treina com "esperanças" portuguesas de hóquei patins

Este domingo, 15 de julho, começa o Campeonato Europeu de Hóquei Patins.

Portugal é o detentor do título de campeão europeu, conseguido em 2016. Contudo, os holofotes estão voltados para a campeã do mundo, a Espanha, que joga em casa. O torneio joga-se de 15 a 22 de julho, na Corunha, e conta com a participação de 11 seleções.

O estágio da seleção nacional (termina hoje) está a ser feito no Luso e na Mealhada, onde os jogadores de hóquei patins da seleção tiveram oportunidade de treinar e dar dicas às camadas jovens de vários clubes nacionais que, ao longo do verão, participam nas "Férias OK" organizadas pelo Hóquei Clube da Mealhada.

São, no total, 59 nesta segunda semana. Miúdos que jogam hóquei patins em vários clubes do país. Tiveram nestas Férias OK, do Hóquei da Mealhada, uma oportunidade única: treinar com a seleção nacional.

São jovens mas estão atentos ao hóquei patins, e sabem que Portugal estando no Grupo A vai encontrar seleções como A Suiça, a França, a Áustria e Andorra.

A seleção nacional de hóquei Patins tem estado a estagiar no Luso e na Mealhada. Luís Sénica, o treinador, sublinha que a equipa está coesa e pronta para trilhar um bom caminho neste europeu, mas não promete nada, apenas garante que a seleção nacional quer chegar longe.

Pela frente, na fase de grupos, a equipa que pode dar mais trabalho a Portugal é a França. Mas, também a Espanha, já numa fase mais avançada da competição pode ser o adamastor português: é a campeã do mundo e está a jogar em casa.

Poka, jogador do Valongo e da seleção nacional vai autografando fotografias, stiks e capacetes de hóquei patins enquanto fala com a TSF. Vê no facto de os jogadores se conhecerem muito bem, uma vantagem portuguesa para este campeonato da Europa.

Ao lado de Poka, Marta Vieira, conhecida no mundo do Hóquei Patins como Martinha, sabe bem como é jogar pela seleção nacional porque já esteve em 3 mundias: Brasil, China e Chile. É portuguesa, mas atualmente está a jogar em Espanha. Nas férias Ok, do Hóquei Clube da Mealhada, está como monitora.

Portugal tem história nesta modalidade desportiva, e o futuro desta história só pode ser assegurado por aqueles que agora estão em formação. Luís Sénica, treinador da Seleção Nacional, reconhece isso.

Na Corunha marcam presença 11 seleções, sendo novidade em relação ao último Europeu: Andorra, Bélgica e Holanda. A estas seleções juntam-se outras oito: Alemanha, Áustria, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Portugal e Suíça.

  COMENTÁRIOS