Rio2016

A convocatória "possível" e "surreal" de Rui Jorge para os Jogos Olímpicos

O selecionador criticou a recusa de vários clubes em ceder jogadores, o que reduziu uma lista de 35 jogadores a 11. O 18º jogador "será anunciado atempadamente".

Sobre a convocatória, que foi construída de forma "surreal", Rui Jorge foi categórico: "É a possível, quando escolhemos 35 jogadores [para a pré-convocatória], fizemo-lo com o grupo que seria ideal para os Jogos Olímpicos. Atendendo às negas que levamos de alguns clubes, desses 35 apenas conseguimos 11 jogadores, logo aí ficámos limitados", explicou.

O selecionador disse ainda ter escolhido mais oito jogadores, "que também foram negados", acrescentando que a lista ficou reduzida a 17, por "há cerca de 40 minutos um telefonema ter retirado um que estava entre os confirmados". O 18º jogador "será anunciado atempadamente", acrescentou.

Rui Jorge disse mesmo, nesta conferência de imprensa, que está impedido de definir objetivos concretos para a participação de Portugal no torneio de futebol dos jogos do Rio.

Os clubes não são obrigados a ceder os atletas para os Jogos Olímpicos porque esta competição não integra o calendário da FIFA.

No torneio olímpico de futebol, que decorre no Rio de Janeiro, entre 4 e 20 de agosto, Portugal está no Grupo D, ao lado da Argentina, Honduras e Argélia.

Veja a lista de convocados:

- Guarda-redes: Bruno Varela e Joel Pereira

- Defesas: Edgar Ié, Ricardo Esgaio, Tobias Figueiredo e Tiago Ilori

- Médios: André Martins, Bruno Fernandes, Francisco Ramos, Sérgio Oliveira, Tiago Silva e Tomás Podstawski

- Avançados: Fábio Sturgeon, Carlos Mané, Gonçalo Paciência, Nuno Santos e Salvador Agra