- Comentar
A delegação lusa vai estar presente em 17 das 33 modalidades dos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, e a modalidade com mais representantes é o atletismo, a que tem maior protagonismo e história olímpica para os portugueses.
No atletismo, há quatro nomes incontornáveis. No triplo salto há logo três: Pedro Pablo Pichardo, que tem duas marcas acima dos 18 metros na carreira; Nélson Évora, campeão olímpico da disciplina por Portugal; e Patrícia Mamona, campeã europeia.
Depois há ainda Auriol Dongmo, no lançamento do peso, que chega aos Jogos também como campeã da Europa e recordista nacional. E claro, no atletismo, atenção aos marchadores João Vieira e Ana Cabecinhas.
No judo, há pelo menos quatro atletas com aspirações, com destaque para o campeão do mundo, Jorge Fonseca, e a medalhada olímpica Telma Monteiro.
Atenção ainda para Fernando Pimenta, na canoagem, vencedor da medalha de prata nos Jogos de Londres, em 2012 e também para Gustavo Ribeiro, um dos melhores atletas de skate do mundo. Isto, para não falar da promissora seleção de andebol.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
No total, são 92 atletas portugueses, tal como no Rio de Janeiro, em 2016, o que representa a terceira maior comitiva de sempre de Portugal nuns Jogos Olímpicos, depois de Atlanta, em 1996 e Barcelona, em 1992.
Outro número bastante significativo: Portugal vai apresentar o maior número de mulheres de sempre: 36. Ou seja, quase 40% dos atletas portugueses são do sexo feminino.