Jonas "dispara" em todas as direções

É o goleador máximo em Portugal, surpresa entre os candidatos à bota de ouro. O "pistoleiro" soma e segue. Dunga não teve outro remédio, senão chamar um dos melhores marcadores da Europa à seleção.

Os números não deixam indiferentes os adeptos de futebol, seja qual for a cor clubística de quem olha para a carreira de Jonas Gonçalves, 31 anos, 31 golos nos 38 encontros realizados, em todas as competições. Já igualou o que fez na época passada, ao serviço do Benfica. Ainda faltam sete jornadas para o fim do campeonato nacional e há uns quartos de final da Liga dos Campeões para jogar.

O brasileiro, além de ser um virtuoso com a bola nos pés, é responsável por quase metade dos 71 golos que o Benfica já soma em 27 jornadas, na Liga portuguesa. Com 29 remates certeiros no campeonato, na luta pela bota de ouro igualou o argentino Gonzalo Higuaín, do Nápoles, que realizou, até agora, 30 jogos na Série A italiana. Até ver, melhor do que Cristiano Ronaldo e Messi, com as devidas diferenças, no plano da exigência competitiva, entre a Liga portuguesa e a espanhola.

Jonas assinou 11 golos nos 10 jogos disputados na segunda volta do campeonato. Tal como neste domingo, foi absolutamente decisivo em mais quatro triunfos encarnados, anteriormente.

Este registo atual do avançado nascido em Bebedouro (São Paulo) e que o treinador Nuno Espírito Santo dispensou no Valência, só é melhor do que aquele obtido há 40 anos por uma das lendas do futebol português. Em 75/76 Jordão conseguiu no Benfica 26 golos em 29 jogos.

A influência de Jonas neste Benfica de Rui Vitória não se fica pelos golos. Ele também está no top das assistências, na Liga. Depois de Layún (FC Porto) com 15 e do companheiro de equipa Nico Gaitán (11), Jonas já fez nove passes para golo.

Por tudo isto, a chamada à seleção do Brasil, conhecida este fim de semana, será a "cereja" que Jonas não colocava há três anos e meio no "bolo" de uma carreira em que já vestiu por oito vezes a camisola da "canarinha", tendo apontado dois golos.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de