- Comentar

O Benfica entrou em campo sabendo que só uma vitória com dois golos de diferença interessava. Mas a equipa de Rui Vitória também sabia que pela frente teria um adversário temível, apesar de estar numa crise de resultados. Antes do jogo, o contestado técnico Niko Kovac ainda teve outra contrariedade além das que já estavam previstas. O central Hummels teve uma gastroenterite e juntou-se aos indisponíveis Kingsley Coman, Thiago Alcântara, Tolisso e James Rodríguez.
Mas a ausência de jogadores importantes para a equipa alemã não se notou em campo porque Robben estava inspirado. Aos 13 minutos, o internacional holandês fez o que quis da defensiva encarnada e inaugurou o marcador, num remate imparável. O golo irá certamente figurar nos melhores desta fase de grupos.
O golo assustou os encarnados perante um Bayern que nunca perdeu o controlo do jogo. Numa altura em que o Benfica estava a tentar remar contra a maré, Robben apareceu sobre a direita a uma velocidade supersónica. Com a bola controlada pelo seu talentoso pé esquerdo, fez novamente o seu movimento fatal, caindo na diagonal para terrenos interiores. Com Conti pela frente, abriu espaço para rematar para o fundo da baliza de Vlachodimos.
Numa crise de resultados interna e com o treinador a ser contestado, Niko Kovac estava sorridente no banco dos bávaros. E ainda ficou mais feliz quando, na sequência de um canto, viu o temível Lewandowski saltar no meio dos centrais do Benfica e cabecear para o 3-0. Do outro lado, no banco das águias, estava Rui Vitória com um ar fechado e sem reação. O poderio e o nível alemão era muito superior ao das águias, que congelaram nesta noite fria na Baviera.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Até ao intervalo, os encarnados conseguiram chegar com perigo apenas numa ocasião por intermédio de André Almeida. O lateral conseguiu espaço e rematar ao lado da baliza do gigante Neuer.
Para a segunda parte, Rui Vitória deixou Pizzi no balneário e fez entrar o Gelson. Logo nos primeiros segundos, numa jogada de entendimento com Jonas, o jovem "made in Seixal" conseguiu isolar-se e reduzir a desvantagem. O lance até podia prometer um Benfica mais sólido e coeso mas a defesa não conseguia segurar a potência dos adversários. Num lance idêntico ao da primeira parte, Lewandowski conseguiu novamente saltar sobre os centrais e festejar o bis na Allianz Arena completamente lotada.
A noite europeia tornou-se num autêntico pesadelo para um Benfica algo apático e desconcentrado, que cometeu vários erros, sobretudo na defesa, onde faltava o castigado Jardel.
A noite do adeus à Champions deixará certamente marcas. Do banco de suplentes, Rui Vitória viu ainda Ribery marcar o ponto. O internacional francês, num lance confuso na área, marcou o quinto da noite.
A única boa notícia desta noite para Rui Vitória foi a derrota do AEK, no outro jogo do grupo. Os gregos não somam qualquer ponto na liga milionária e permitem o Benfica apurar-se para a Liga Europa. A despedida está marcada para um jogo a 12 dezembro no Estádio da Luz entre os últimos do grupo E.

O FILME DO JOGO
O Bayern entrou a todo o gás no jogo frente ao Benfica, inaugurando o marcador aos 12 minutos por intermédio de Robben. O holandês, num movimento que o caracteriza, fintou a defensiva encarnada e apontou um golaço. O lance não deu hipóteses a Vlachodimos.
#ChampionsEleven | @FCBayern 1-0 @SLBenfica
- Eleven Sports Portugal (@ElevenSports_PT) 27 de novembro de 2018
Arjen Robben e o seu incrível talento a abrir o marcador!#ForTheFanspic.twitter.com/moFzyockc7
O golo deu confiança à equipa bávara mas o Benfica também reagiu, protagonizando algumas jogadas de entendimento. No entanto, a turma de Rui Vitória não conseguiu parar um contra-ataque venenoso dos alemães. Aos 30 minutos, Robben foi lançado novamente pela direita, fintou a defesa encarnada e colocou a bola no fundo da baliza, bisando na partida.
#ChampionsEleven | @FCBayern 2-0 @SLBenfica
- Eleven Sports Portugal (@ElevenSports_PT) November 27, 2018
Arjen Robben volta a fazer estragos.#ForTheFanspic.twitter.com/2HmuKmRySI
Apesar da vantagem e tranquilidade, o Bayern não abrandou o ritmo e, na sequência de um canto conseguiu marcar novamente. O temível avançado polaco Lewandowski conseguiu cabecear entre Conti e Rúben Dias, introduzindo a bola na baliza de Vlachodimos pela terceira vez. A noite europeia transforma-se num pesadelo para o Benfica.
#ChampionsEleven | @FCBayern 3-0 @SLBenfica@lewy_official amplia a vantagem.#ForTheFanspic.twitter.com/Tdf1eVNsD0
- Eleven Sports Portugal (@ElevenSports_PT) November 27, 2018
Na segunda parte, Rui Vitória lançou Gedson Fernandes para o lugar de Pizzi e o jovem formado no Seixal correspondeu logo na primeira vez que tocou na bola. Numa jogada de entendimento com Jonas, o médio de 19 anos isolou-se e reduziu a desvantagem.
#ChampionsEleven | @FCBayern 3-1 @SLBenfica
- Eleven Sports Portugal (@ElevenSports_PT) 27 de novembro de 2018
Gedson Fernandes a reduzir no começo da 2ª parte!#ForTheFanspic.twitter.com/G9kXz7eWwI
Na resposta, o Bayern voltou a mostrar a sua superioridade. Num canto, o avançado Lewandowvski, novamente entre os centrais, cabeceou para o fundo das redes de Vlachodimos.
#ChampionsEleven | @FCBayern 4-1 @SLBenfica@lewy_official a bisar na partida!#ForTheFanspic.twitter.com/d1Rw3ZKQB1
- Eleven Sports Portugal (@ElevenSports_PT) 27 de novembro de 2018
Com o placar a marcar uma goleada, o Benfica sabia que já estava fora da Liga dos Campeões. E tentou travar o poderio alemão mas a tarefa era muito complicada. A 15 minutos do fim, Rui Vitória viu do banco de suplentes os bávaros marcarem o quinto golo da noite através do francês Ribery.
#ChampionsEleven | @FCBayern 5-1 @SLBenfica@FranckRibery também marca!#ForTheFanspic.twitter.com/MarP4ttdls
- Eleven Sports Portugal (@ElevenSports_PT) 27 de novembro de 2018
Onze do Benfica: Vlachodimos; André Almeida, Conti, Rúben Dias, Grimaldo; Fejsa, Pizzi, Grabiel, Rafa, Cervi e Jonas
Onze do Bayern: Neuer; Rafinha, Sule, Boateng e Alaba; Kimmich,Robben, Muller, Goretzka e Ribéry; Lewandowski.