Judo: Lisboa2008 elevou a fasquia até às quatro medalhas

Portugal compete entre sexta-feira e domingo com 18 judocas nos Europeus de Lisboa.

A seleção portuguesa de judo chega aos Europeus da modalidade, a decorrerem entre sexta-feira e domingo na Altice Arena, com o 'peso histórico' de ter sido em Lisboa que conquistou o maior número de medalhas, em 2008.

Com um total de 34 medalhas desde o primeiro bronze de Justina Pinheiro em 1994, em Gdansk, foi em Lisboa, na única vez em que Portugal recebeu os Europeus, que a seleção chegou às quatro medalhas, numa edição que não contou com a recordista Telma Monteiro (14 medalhas).

Com Telma Monteiro lesionada, o fator casa e a qualificação para os Jogos Olímpicos de Pequim contribuíram para um número recorde de medalhas, com o título europeu de João Neto (-81 kg), e três medalhas de bronze, de Pedro Dias (-66 kg), Yahima Ramirez (-78 kg) e da atual selecionadora, Ana Hormigo (-48 kg).

Um 'pico' de pódios só comparável com Istambul2011, estes até superiores em valor, com João Pina (-73 kg) a sagrar-se campeão europeu em -73 kg, repetindo o título do ano anterior em Viena, e Telma Monteiro (-57 kg) e Joana Ramos (-52 kg) como vice-campeãs.

Na história dos Europeus, a seleção voltou apenas a colocar três judocas no pódio muito recentemente, na edição do último ano em Praga, quando Telma Monteiro foi medalha de prata e Rochele Nunes (+78 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg) medalhas de bronze.

Dos 18 judocas portugueses que a partir de sexta-feira competem na Altice Arena, Telma Monteiro (14), Joana Ramos (2), Rochele Nunes (1) e Jorge Fonseca (1) são os únicos que já conquistaram medalhas em Europeus.

Dos atuais convocados, Catarina Costa (-48 kg), em Minsk, em 2019, ou Anri Egutidze (-81 kg), em Telavive, em 2018, ficaram à porta do pódio, terminando no quinto lugar, numa equipa em que os selecionadores Ana Hormigo, em Lisboa em 2008, e Pedro Soares, por quatro vezes (1995, 1996 e 2002), também já sentiram o 'gosto' das medalhas.

Portugal compete entre sexta-feira e domingo com 18 judocas nos Europeus de Lisboa, competição que pontua na qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio2020.

Na Altice Arena são esperados cerca de 360 judocas, provenientes de mais de 40 países, numa lista com alguns campeões europeus em títulos e números uns mundiais.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de