Empate olímpico em Roma. Igualdade frente à Lazio garante oitavos da Liga Europa ao FC Porto

Depois do 2-1 no Estádio do Dragão, na primeira mão, os dragões conseguiram um empate em Roma e avançam na competição. Veja os golos.

A história esteve quase a repetir-se, mas, ainda assim, foi saborosa para os dragões. FC Porto e Lazio empataram a dois no Estádio Olímpico de Roma e os dragões beneficiaram da vitória na primeira mão para garantirem a passagem aos oitavos de final da Liga Europa.

Sérgio Conceição apresenta várias novidades na equipa. Pepe regressa aos titulares depois de ter ficado de fora na I Liga por castigo. Pepê e Toni Martinez, autor dos dois golos da semana passada, voltam às escolhas iniciais. Bruno Costa substitui João Mário na lateral direita.

Os dez minutos iniciais foram muito disputados a meio-campo, sem ocasiões de golo para nenhum dos lugares.

Ciro Immobile teve três oportunidades seguidas. Na primeira, o italiano remata ligeiramente ao lado e, na segunda, marca, mas em fora de jogo. À terceira conta mesmo. Pepe perde a bola em zona proibida e isola o avançado da Lazio que remata para o fundo da baliza. Com este golo aos 19 minutos, a Lazio empata a eliminatória.

Logo a seguir, novo golo da Lazio anulado por fora de jogo. Filipe Anderson aparece isolado e serve Immobile, de novo, que insere a bola na baliza de Diogo Costa, mas o brasileiro estava em posição adiantada.

Aos 31 minutos surgiu a oportunidade de ouro para os dragões empatarem. Mehdi Taremi cai na área a pedir penálti, mas o árbitro considera simulação e mostra amarelo ao avançado iraniano. No entanto, chamado pelo VAR, Deniz Aytekin reverte a decisão e dá grande penalidade. Na conversão, o avançado do FC Porto empata o jogo e recoloca a equipa portuguesa em vantagem na eliminatória.

Em cima do intervalo, a Lazio volta a criar perigo, Livre batido pela direita e Milinkovic-Savic cabeceia ao lado da baliza de Diogo Costa. Os dragões chegam ao intervalo em vantagem na eliminatória graças à vitória no Dragão e ao empate que se verifica ao intervalo em Roma.

Os dragões aparentam entrar melhor na segunda parte. Cruzamento de Toni Martinez da direita e Pepê, ao segundo posto, cabeceia ligeiramente ao lado da baliza de Strakosha.

Aos 54 minutos surgem as primeiras aalterações no encontro. Maurizio Sarri tira Radu e Lucas Leiva de campo para colocar Hysaj e Danilo Cataldi.

Dupla oportunidade para o FC Porto aos 54 minutos. Primeiro Otávio remate de pé esquerdo à entrada da área para defesa difícil de Strakosha. No seguimento da jogada, Vitinha remata de longe e Strakosha volta a defender com dificuldades depois de um desvio num jogador laziale.

Sérgio Conceição responde a Sarri pouco depois ao tirar Toni Martinez para introduzir Galeno no jogo.

Aos 68 minutos o FC Porto faz o mesmo que na semana anterior. Primeiro, Galeno remata para grande defesa Strakosha. Na continuação do lance, grande jogada de envolvimento dos dragões, Taremi isola Uribe com um passe sublime sobre a defesa italiana e o colombiano consuma a reviravolta.

A seguir ao golo, Sérgio Conceição decide pôr trancas na porta. Sai Pepê e entra João Mário. Sarri responde com a entrada de Raúl Moro para o lugar de Pedro Rodríguez.

Aos 78 minutos, Sérgio Conceição faz as últimas alterações: saem Taremi e Vitinha e entram Evanilson e Grujic.

No minuto 82 surge a melhor oportunidade da Lazio, Luis Alberto remata de longe ao poste da baliza de Diogo Costa. Pouco depois foi mesmo o guarda-redes portista a brilhar. Cruzamento da direita e, na pequena área, Immobile remata para defesa de Diogo costa com a cara.

Na compensação, Galeno ainda ameaçou o terceiro. O brasileiro ganha na velocidade e aparece em boa posição, mas o remate sai ao lado.

Aos 94 minutos, Danilo Cataldi ainda reacendeu a esperança laziale. Immobile, à meia volta, acertou no poste e, na recarga, o médio italiano fez o empate no jogo.

Apesar da pressão final da Lazio até ao apito do árbitro, o jogo terminou mesmo com 2-2 no resultado e o FC Porto como o vencedor da eliminatória, depois da vitória por 2-1 na primeira mão realizada no Estádio do Dragão.

O sorteio dos oitavos de final da Liga Europa realiza-se esta sexta-feira às 11h00.

Onze da Lazio: Strakosha; Marusic, Luiz Felipe, Patric e Radu; Milinkovic-Savic, Lucas Leiva e Luis Alberto; Felipe Anderson, Immobile e Pedro Rodríguez

Onze do FC Porto: Diogo Costa; Bruno Costa, Mbemba, Pepe e Zaidu; Otávio, Uribe, Vitinha e Pepê; Taremi e Toni Martinez

Suplentes da Lazio: Reina, Furnaletto, Akpa-Akpro, Jovane, Kamenovic, Hysaj, Moro, André Anderson, Cataldi, Acerbi e Basic

Suplentes do FC Porto: Marchesín, Fábio Cardoso, Marcano, Francisco Conceição, Galeno, Grujic, João Mário, Evanilson, Rúben Semedo, Eustáquio, Fábio Vieira e Gonçalo Borges

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de