Louis van Gaal apresentou-se esta manhã, às 8h45, no centro de treinos do Manchester United, em Carrington, onde pouco tempo depois chegou o advogado da Associação de Treinadores da Liga Inglesa, Paul Gilroy, que também esteve presente no despedimento de David Moyes.
Gilroy tem como clientes Roy Hodgson, Martin O'Neill, Sir Alex Ferguson, Harry Redknapp, Roy Keane, Roberto Martinez, Sam Allardyce, Brendan Rodgers, Alan Pardew, Nigel Pearson e Steve McClaren, sendo considerado um especialista em obter excelentes acordos para os treinadores.
Por esse conjunto de razões, o esperado aconteceu, com o Manchester United a decidir demitir Van Gaal, a um ano do fim do contrato. A BBC diz que o valor da indemnização ainda está a ser acordado entre ambas as partes.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Antes de abandonar Londres, e depois de vencer a final da Taça de Inglaterra, Van Gaal disse aos jornalistas que estava tudo acabado e que não sabia se os voltaria a ver. Mais tarde, deu um passo atrás e confessou ter esperanças em poder cumprir o último ano de contrato no Manchester United. Segundo a BBC, alguns membros da equipa do holandês estavam descontentes com a falta de comunicação da hierarquia do clube.
Mourinho é apontado como o mais forte candidato a suceder a Van Gaal, podendo tornar-se no terceiro treinador no clube depois da saída de Alex Ferguson. Segundo as contas, o Manchester United terá de desembolsar 11,6 milhões de euros por esta troca: 6,5 para despedir Van Gaal e 5,1 para que o treinador português não olhasse para outras propostas.
Alguns dados:
Quando o vice-presidente do Manchester United, Ed Woodward, quis contratar Van Gaal, a ideia era colocar a equipa a jogar ao ataque.
O nome de Renato Sanches também aparece associado ao despedimento de Van Gaal. O Manchester United terá afirmado que foi o holandês quem cortou as pernas ao negócio, mas sem nunca o dizer publicamente. Foi como uma granada de fumo, cuja propaganda funcionou.
O clube enviou olheiros para avaliarem o jogador português, mas hesitou, demonstrando algumas reservas. O Bayern Munique acabou por ser mais rápido mas, na verdade, o United já poderia ter concluído o negócio há algumas semanas.